Superesportes

Emoção garantida no clássico mineiro

;

postado em 19/10/2008 09:51
Um tenta se livrar definitivamente da ameaça de rebaixamento para ainda traçar planos na competição. Outro mira o primeiro lugar e, conseqüentemente, o título. Os objetivos podem ser diferentes, mas é igual o entusiasmo de Atlético e Cruzeiro para o clássico deste domingo (19/10), às 16h, no Mineirão, pela 30; rodada do Campeonato Brasileiro.

Os dois grandes rivais mineiros prometem muita emoção. Afinal, atleticanos e cruzeirenses concordam que bater o adversário é quase uma competição à parte.

Para o Galo, o triunfo significará o fim de um tabu de sete jogos sem ganhar da Raposa. A última vez ocorreu em abril do ano passado, quando fez 4 x 0, no primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro. Além disso, é a última chance de, no ano do centenário, marcado por turbulências, não por conquistas, como gostariam os torcedores, vencer o rival.

;As duas equipes precisam da vitória. Acho que vai ser um bom jogo. Fomos bem na vitória sobre o Flamengo e vamos tentar repetir a performance agora no Mineirão;, afirmou o técnico Marcelo Oliveira. Assim, ele aposta novamente em Renan Oliveira como o grande coordenador de jogadas. O atleta, de apenas 18 anos, foi o grande nome na vitória por 3 x 0 sobre o rubro-negro carioca, em pleno Maracanã, e tem a chance de ser o protagonista do clássico.

Quem pode dividir um pouco a responsabilidade com ele é Marques, que tem quase o dobro de sua idade. O veterano atacante cumpriu suspensão no jogo contra o Flamengo e volta ao time depois de ter sido absolvido pela expulsão contra o Palmeiras.

A quatro pontos do líder Grêmio, o Cruzeiro entra em campo obstinado a vencer para ficar ainda mais próximo da conquista do campeonato. Sua aposta é o atacante Guilherme, 19 anos, que briga pela artilharia da competição e tem feito gols constantemente no Galo, desde que começou a disputar o clássico. Com um triunfo sobre o arqui-rival, a equipe celeste pode assumir a vice-liderança, desde que o Palmeiras perca para o São Paulo, outro que está na luta pelo caneco. O tricolor paulista tem a mesma pontuação da Raposa, mas com duas vitórias a menos (16 x 14).

Credencial
O time celeste entra em campo credenciado pelo retrospecto positivo obtido este ano em confrontos com o rival. Nos quatro jogos disputados em 2008, empatou um, venceu três e sofreu apenas um gol. A primeira partida da fase classificatória do estadual terminou com empate sem gols. Depois, o Cruzeiro goleou por 5 x 0, no primeiro jogo da decisão, e venceu o último por 1 x 0. No turno do Brasileiro, saiu de campo com um triunfo por 2 x 1.

O único gol atleticano foi marcado pelo atacante Danilinho, vendido para o Jaguares, do México, em julho, pouco depois do clássico. ;O Danilinho foi embora, mas há outros por lá que querem mostrar serviço. Cada um quer aproveitar a oportunidade que tem e nos resta entrar concentrados porque precisamos vencer;, disse Fábio, um dos responsáveis pelo bom desempenho defensivo da equipe azul.

O goleiro, aliás, vive momento bem diferente daquele do ano passado, quando o Galo foi campeão mineiro. No primeiro jogo decisivo, o time celeste foi goleado por 4 x 0. Fábio saiu muito criticado, principalmente pelo lance do último gol. Ainda de costas, depois de ter sofrido o terceiro, o goleiro foi surpreendido pelo atacante Vanderlei. ;Muitas pessoas me responsabilizaram por aquela derrota. Mas fiz o máximo que pude, e a diretoria reconheceu isso.;

O meia Wagner, que reclamou de dores na coxa direita, deve começar o clássico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação