postado em 19/10/2008 09:59
O Fluminense enfrenta uma nova decisão nos nove jogos que lhe restam no Brasileiro, neste domingo (19/10), contra o Vitória, às 16h, no Barradão. O time precisa vencer para ganhar fôlego e respirar na competição. O clube tricolor será dirigido pela segunda vez por Renê Simões. Ele assumiu a equipe nove dias antes da partida contra o Atlético-PR e conseguiu estrear com uma vitória por 3 x 1 sobre o adversário em plena Arena da Baixada.O novo desafio é considerado mais difícil pelo treinador. ;O Vitória é um time muito bem treinado pelo técnico Vagner Mancini. Nós vamos ter que jogar muito para sairmos com o resultado que nos interessa, que é a vitória;, disse o técnico tricolor.
Durante a semana, a equipe viajou até Saquarema dos onde ficou concentrada no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei. Segundo Renê Simões, uma oportunidade de a equipe receber os bons fluidos das Seleções feminina e masculina, ambas vitoriosas no vôlei. ;É uma boa inspiração. Agora, cabe ao nosso time fazer a sua parte no campo e apresentar um bom futebol. Qualidade não falta. Esse grupo do Fluminense é bom. Mas precisa apresentar os resultados nos jogos. Não adianta jogar só na base da motivação;, afirmou.
Desde que assumiu o comando da equipe, o Fluminense treinou fora do Rio a maior parte do tempo. Sacrifíco que o treinador considera necessário no momento atual. ;Eu também gostaria de estar perto de casa. Mas a situação do time é muito delicada. É preciso pensar com toda seriedade na ameaça de rebaixamento. Ela está nos rondando e ninguém deseja isso;, disse Simões.
O atacante Washington, que vai usar a braçadeira de capitão no lugar de Luiz Alberto, suspenso, concorda, mas não perde o bom humor. ;É, esse negócio de concentrar fora realmente faz o time ficar unido e melhor preparado. Agora, as nossas mulheres reclamam muito;, ri, para completar. ;Mas elas entendem que neste momento o esforço é fundamental para tirar o Fluminense da situação em que se encontra. É o clube que nos valoriza e paga os nossos salários;, lembrou o jogador.
Com 17 gols no Brasileiro, o atacante está na briga pela artilharia da competição, que pertence atualmente a Kleber Pereira, do Santos. ;Ele fez 20 gols e merece o título de artilheiro. Eu estou na briga. Mas o mais importante é o Fluminense vencer;, disse o jogador.
Renê Simões armou um esquema que benficia o atacante. Mas alerta para o fato de o time ficar dependendo apenas dos gols de Washington. ;Ele é uma referência no ataque e nos ajuda. Só que nenhum time do mundo pode depender apenas de um jogador. É preciso que os outros cheguem na área e chutem quando a oportunidade aparecer. Com isso, a equipe vai ficar mais equilibrada;, explicou o treinador.
Desfalques
Sem poder contar com três titulares ; o lateral-direito Marco Aurélio, o zagueiro Anderson Martins e o volante Vanderson, todos suspensos ;, o técnico Vagner Mancini não definiu nem se a equipe do Vitória joga no esquema 4-4-2, como tem sido normal, ou no 3-5-2. ;O Fluminense vem subindo de rendimento e ainda estamos pensando em como será a melhor forma de atuar para conquistarmos os três pontos;, disse Mancini.
Nos treinos, o meia Marco Antonio e o zagueiro Wallace revezaram-se no lugar de Vanderson. O primeiro, para uma formação mais ofensiva. O segundo, para o caso de Mancini querer proteger mais a defesa. Com 43 pontos, nove atrás do quarto colocado, o São Paulo, a equipe baiana precisa vencer para continuar sonhando com uma vaga na Taça Libertadores.