postado em 19/10/2008 16:04
O Comitê Olímpico Internacional (COI) abriu uma investigação para descobrir como e por que desapareceram centenas de resultados de testes antidoping efetuados por atletas durante dos Jogos Olímpicos de Pequim. De acordo com informações do jornal australiano The Age, a Agência Mundial Antidoping (Wada) requereu junto ao COI uma resposta formal sobre o ocorrido com os cerca de 300 testes que desapareceram.
O problema do sumiço dos resultados começou a ocorrer quando se descobriu que havia mais formulários preenchidos pelos atletas que passaram por exames antidoping em Pequim do que amostras de urina e sangue colhidas na ocasião.
Dessa forma, funcionários do movimento olímpico estão preocupados, pois a credibilidade do programa antidopoing nos Jogos sofreria um duro revés se não forem encontradas explicações plausíveis para o sumiço. O caso coincidi com o fato de o COI ter anunciado que iria analisar novamente as amostras das Olimpíadas para tentar encontrar a nova substância Cera, que era difícil de ser detectada.