Superesportes

Liderado por Gattuso, misto do Milan impõe força ao Heerenveen pela Copa da Uefa

;

postado em 23/10/2008 18:08
O maior favorito à conquista da Copa da Uefa na temporada mostrou sua força em sua estréia na fase de grupos. Depois de passar sem problemas pelo Zurique na etapa anterior, apesar de apresentar um futebol sem brilho, um time misto do Milan não tomou conhecimento do Heerenveen e venceu por 3 x 1 na Holanda.

Em meio a alguns reservas, o grande destaque da vitória italiano foi Gattuso. O volante, mais conhecido por seu poder de marcação e sua raça dentro de campo, mostrou suas condições com a bola nos pés e foi fundamental para o triunfo com um gol e uma assistência.

Além do meio-campista, outros titulares utilizados por Carlo Ancelotti foram Zambrotta e Kaká, que tiveram a companhia de Dida no gol. Na frente, Schevchenko e Inzaghi foram escalados, deixando Pato e Ronaldinho Gaúcho como opções no banco de reservas. E esta formação mostrou seu valor logo nos primeiros minutos.

Com um Kaká inspirado e Schevchenko e Inzaghi querendo mostrar serviço, o Heerenveen sofria com o ritmo imposto pelos visitantes. E sofreu o primeiro gol com 19 minutos, quando Inzaghi dividiu com o zagueiro Jong A Pin e a bola encontrou as redes. A arbitragem assinalou gol contra do defensor.

Enquanto se recuperavam do baque, os holandeses viram a derrota ser ampliada. Três minutos depois do primeiro tento, Kaká fez ótima jogada pela esquerda, limpou a marcação e rolou de pé direito para Gattuso chegar de trás com um chute firme contra a meta defendida por Vandenbussche.

Mesmo com a vitória praticamente consolidada, os rubro-negros se mantiveram bem na frente, dando trabalho à zaga mandante. O terceiro gol, contudo, só aconteceu aos 23 minutos do segundo tempo, quando Gattuso fez um lançamento preciso para Inzaghi deslocar Vandenbussche e tocar no fundo das redes.

Na seqüência, Ancelotti colocou Jankulovski, Pato e Ronaldinho entraram nas vagas de Kaká, Schevchenko e Inzaghi. O resultado, no entanto, já estava certo. Tanto que os visitantes nem lamentaram o pênalti de Favalli em Paulo Henrique que Pranjic converteu ;à lá Djalminha; aos 40 minutos para fazer o gol de honra do Heerenveen.

Com os três pontos, o Milan lidera o grupo E da Copa da Uefa, chave que os italianos dividem com o português Sporting Braga, o inglês Portsmouth e o alemão Wolfsburg.

Grupo G

Quem também começou bem na fase de grupos com uma vitória por 3 x 1 fora de casa foi o Saint-Ettiene. Os franceses foram à Dinamarca e venceram o Copenhague com tranqüilidade.

Com dois minutos de jogo, Gomis abriu o placar em favor dos visitantes e Perrin ampliou aos 37. No segundo tempo, Santin diminuiu aos 14 minutos em cobrança de pênalti, mas Payert fechou o triunfo com Payet aos 20 minutos.

Pela mesma chave, Rosenborg e Brugge empataram sem gols na Noruega. Com o resultado, o Saint-Ettiene larga na liderança com três pontos, seguido por Rosenborg e Brugge, com um, e o Copenhague é o lanterna, sem pontos. O outro time do grupo G é o Valencia, que folgou nesta rodada.

Ao final desta etapa da Copa da Uefa, os três primeiros colocados de cada chave asseguram vaga na próxima fase, que terá a inclusão de quem ficar em terceiro lugar em seus grupos na Copa dos Campeões. A partir daí, as 32 equipes serão divididas para duelos em mata-mata.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação