Superesportes

Rebeca Gusmão faz primeiro treino com a equipe de futebol feminino da Ascoop

;

postado em 27/10/2008 21:49
A nadadora Rebeca Gusmão fez nesta segunda-feira (27/10), no Mané Garrincha, seu primeiro treino com a equipe de futebol feminino da Ascoop, que vai disputar a Liga Nacional em dezembro. Mesmo ainda sem conhecer as companheiras (a nadadora só havia tido contato com as outras jogadoras em sua apresentação, na última quinta-feira, como mostrou reportagem do Correio), ela diz que foi bem recebida e ficou empolgada com a nova experiência. Apesar da pouca movimentação da atleta, ainda em recuperação de uma fratura na tíbia, a equipe técnica gostou do que viu: "Ela vai atrair a marcação", explica a treinadora Mara. Rebeca foi banida do esporte por decisão do Painel de Doping da Federação Internacional de Natação, mas aguarda julgamento do recurso contra a punição.

ENTENDA O CASO

11 de setembro de 2007


O jornal O Globo publica reportagem informando que um exame antidoping realizado em 2006 detectou índice anormal de testosterona no organismo de Rebeca Gusmão. A Federação Internacional de Natação (Fina) e a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) não se pronunciam.

12 de setembro


Rebeca Gusmão nega ao Correio Braziliense ter feito uso de qualquer substância ilegal e revela que sofre de ovário policístico, alteração hormonal que leva ao aumento dos androgênios ; hormônios masculinos ; e que pode alterar os níveis de testosterona no organismo.

13 de setembro


O Estado de S. Paulo divulga que a Corte Arbitral de Esportes (CAS), na Suíça, entrou no caso. O CAS recebeu um pedido de esclarecimento da Fina sobre o caso de 2006.

5 de novembro

O Correio noticia, com exclusividade, que um exame antidoping detectou índices elevados do hormônio testosterona no organismo de Rebeca Gusmão em data próxima aos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. No mesmo dia em que é publicada a reportagem do Correio, a CBDA, em nota oficial, informa ter sido comunicada pela Fina sobre o doping de Rebeca, detectado em exame feito em 13 de julho, dia da abertura do Pan. Rebeca é suspensa preventivamente.

8 de novembro


A CBDA informa que o médico Eduardo De Rose pediu exames de DNA em duas das quatro amostras de urina de Rebeca analisadas durante o Pan pelo laboratório Ladetec, do Rio de Janeiro, e que deram negativas. Os exames, feitos no laboratório Sonda, também do Rio, detectam a presença de dois DNAs, o que caracterizaria fraude, segundo De Rose. No mesmo comunicado, a CBDA informa que a diretora médica da entidade, Renata Castro, pediu demissão, por motivos pessoais.

11 de novembro

Adriana Salazar, que deveria ter escoltado Rebeca Gusmão em 18 de julho, num dos exames que tiveram duplicidade de DNA ; o outro ocorreu em 12 de julho ;, diz que foi proibida de fiscalizar a coleta de urina da nadadora.

12 de novembro

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos de 2007 (CO-Rio), Carlos Arthur Nuzman, pede ao Secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, a instauração de um inquérito criminal para investigar possíveis irregularidades nos procedimentos de controle de doping da nadadora Rebeca Gusmão durante o Pan. O caso vai para a Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Saúde Pública (DRCCSP), cujo titular é o delegado Marcos Cipriano. Ele acabaria encerrando as investigações sem denunciar ninguém ao Ministério Público, por falta de provas.

13 de novembro


O Correio publica entrevista exclusiva com Eduardo De Rose. O especialista declara suspeitar que Rebeca Gusmão se dopava havia tempos. De Rose diz ter conduzido o exame de 2006 que deu positivo e avalia que o caso é idêntico ao do Pan (testosterona). "Vai me dizer que a Rebeca não estava dopada? Brincadeira! Olhe as fotos e comprove", afirma o médico na entrevista.

3 de dezembro

Renata Castro depõe no Rio de Janeiro e faz duras acusações a De Rose, dizendo que ele move uma cruzada pessoal contra Rebeca. A médica questiona o poder de influência de De Rose no COB e diz que ele violou regras mundiais de antidoping para flagrar Rebeca Gusmão. O laboratório canadense Institut Armand Frappier, responsável pelos testes que apontaram testosterona no organismo da nadadora, remarca a data da abertura da amostra B da urina colhida no Pan, que deu positivo. A análise é adiada para 18 de dezembro.

18 de dezembro

Tem início o processo de abertura da contraprova da urina de Rebeca Gusmão colhida durante o Pan. Depois de uma semana de espera no laboratório canadense, o médico Jose Blanco Herrera, especialista em doping contratado por Rebeca para acompanhar a análise da amostra B, retorna ao Brasil sem o laudo e acusa o Institut Armand Frappier de negligência.

10 de janeiro de 2008

Contrariando o delegado Marcos Cipriano, que investigou o caso de duplicidade de DNA em amostras da urina de Rebeca Gusmão, o promotor carioca Alexandre Graça, da 17; Promotoria de Investigação Penal da 1; Central de Inquérito do Rio de Janeiro, decide indiciar Rebeca Gusmão por falsidade ideológica.

11 de janeiro


O resultado da contraprova analisada no Canadá finalmente é divulgado: positivo para uso de testosterona.

9 de maio


Os advogados de Rebeca recebem um fax do CAS informando que a entidade suíça se considera incapaz de condenar a atleta pelo doping de 2006. Para os advogados, isso significa o mesmo que uma absolvição.

15 de maio

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) anuncia o resultado do Painel de Doping da Fina referente ao caso de doping de Rebeca no Pan-2007. A Fina considera a atleta culpada e a suspende por dois anos. A penalidade tem efeito retroativo, a partir de 2 de novembro de 2007, data em que a nadadora foi suspensa preventivamente.

24 de julho


O Painel de Doping da Fina suspende Rebeca Gusmão por dois anos pelo teste positivo para testosterona nos exames realizados em 25 e 26 de maio de 2006, durante o Campeonato Brasileiro Absoluto ; Troféu José Finkel. Assim, com a primeira suspensão, a do Pan, em vigor, a brasiliense só estaria apta a competir novamente em meados de julho de 2010.

5 de setembro


Rebeca Gusmão é banida do esporte por decisão do Painel de Doping da Fina. A punição é definida quando ocorrem duas ou mais violações da regra antidoping da entidade.

23 de outubro


A nadadora, 14kg mais pesada, é anunciada como reforço da equipe da Ascoop para a disputa da Liga Nacional de Futebol Feminino, marcada para dezembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação