postado em 28/10/2008 10:18
A final da temporada 2007/2008 da NBA fez alguns dos mais tradicionais fãs do basquete entrarem em êxtase. Afinal, pela décima vez na história, os populares Boston Celtics e Los Angeles Lakers estavam frente a frente para decidir quem seria o dono de um dos títulos mais importantes do esporte mundial. Mais consistente, o time da Conferência Leste venceu, mas os californianos prometem dar o troco agora.
É assim, neste clima de ;ninguém pode nos parar;, que Celtics e Lakers iniciam nesta terça-feira mais uma disputa da liga norte-americana de basquete. ;Somos favoritos por uma razão: temos todas as ferramentas aqui, todas as peças do puzzle. Agora, é hora de fazer o trabalho;, destacou Kobe Bryant, eleito MVP (Most Valuable Player) das últimas finais e estrela dos Lakers.
Os Celtics, entretanto, não deixam por menos e, por sua vez, dizem que eles é quem são os principais candidatos ao título. ;Ainda estamos famintos;, avisa Kevin Garnett, que ao lado de Paul Pierce e Ray Allen foi fundamental para tirar os Celtics da fila iniciada em 1986. ;Não vamos nos deter sobre o que aconteceu no ano passado. Temos uma nova meta e somos muito competitivos;, destacou.
O time verde de Massachusetts, porém, está ressentido da saída de James Posey, veterano ala que decidiu experiementar as ;maravilhas; do passe livre e assinou com o New Orleans Hornets. A transferência dá uma chance para Tony Allen, mas os jogadores temem o tempo de adaptação no setor defensivo da equipe. ;Ainda não temos aquela confiança e esta é uma das coisas na qual estamos trabalhando continuamente;, destacou.
Algumas outras equipes, entretanto, estão prontas para evitar o início de uma nova hegemonia entre Lakers e Celtics. É o caso do San Antonio Spurs, campeão da temporada 2007/2008 e do Cleveland Cavaliers, comandado pelo incontestável LeBron James. O Houston Rockets, do argentino Luis Scola e do chinês Yao Ming é outro time que deve dar trabalho, assim como o Utah Jazz. No Leste, quem promete incomodar é o Boston e Cavs é o Detroit Pistons e o Orlando Magic, este último especialmente graças à força de Dwight Howard.
Basquete verde-amarelo - Entre os brasileiros, quem começa a temporada com mais destaque é Nenê Hilário, promovido a pivô titular do Denver Nuggets. Depois de perder boa parte dos jogos da última edição do campeonato por conta de um câncer no testículo, o paulista terá mais uma boa chance de explodir de vez na carreira e tentará, ao lado de Carmelo Anthony e Allen Iverson, levar a franquia longe nos playoffs.
Dono da carreira mais estável entre os brasileiros da NBA, Leandrinho Barbosa segue no Phoenix Suns, equipe com a qual foi eleito o 'melhor reserva' em 2006. Porém, quem tem mais chances de conquistar um título na liga norte-americana de basquete é Anderson Varejão, ídolo no Cavs mais por conta de sua 'cabeleira' do que pelo apresenta propriamente em quadra.
Assim como Leandrinho, Varejão tentarão recuperar a simpatia da torcida brasileira, desconfiada após as alegadas lesões que os tiraram do Pré-Olímpico Mundial, mais um torneio no qual a seleção verde-amarela naufragou e ficou sem a vaga em uma Olimpíada pela terceira vez consecutiva. Rafael 'Baby' Araújo, por sua vez, até chegou a reforçar o Minnesota Timberwolves durante a pré-temporada, mas acabou dispensado pela franquia e voltou para a Europa.
Confira os jogos desta terça-feira pela NBA:
Boston Celtics x Cleveland Cavaliers
Chicago Bulls x Milwaukee Bucks
Los Angeles Lakers x Portland Trail Blazers