postado em 29/10/2008 18:58
O novo técnico da seleção argentina respondeu com ironia às críticas que recebeu horas depois de ser nomeado para o cargo, na tarde de terça-feira. Nesta quarta, Diego Armando Maradona rechaçou o fato de ter trabalhado poucas vezes como treinador antes de assumir o posto na equipe alviceleste e aproveitou para garantir que sua equipe atuará diferente do Brasil de Dunga.
;As pessoas estão falando muito de experiência, mas se esquecem de que eu vivi 20 anos na seleção da Argentina;, comentou o grande ídolo do país vizinho, capitão na conquista da Copa do Mundo de 1986. ;Essas críticas sobre a minha teórica inexperiência me fazem rir;, complementou.
Maradona encerrou definitivamente sua carreira como jogador profissional em 1997. Antes, o camisa 10 havia se aposentado pela primeira vez em 1993 como jogador e virado técnico de Mandivú de Corrientes (em 94) e do Racing (um ano depois). ;O futebol não mudou de lá para cá. Não acho que há alguma coisa que possa me surpreender;, garantiu o Pibe de Oro.
Dieguito assumiu a seleção da Argentina dois dias antes de completar 48 anos ; fará aniversário nesta quinta-feira ;, preenchendo a vaga deixada por Alfio Basile. Apesar de ser o principal atleta da história argentina, a imprensa local rapidamente lembrou o fato de o Brasil também ter apontado Dunga como treinador da seleção verde-amarela e, apesar do título da Copa América-2007, o capitão do tetracampeonato em 1994 é duramente criticado por não ter atuado como técnico anteriormente.
Dunga é conhecido sobretudo pela ênfase na marcação, mas o ataque da seleção não vem agradando quando joga em casa. Nas duas últimas partidas do Brasil, no Rio de Janeiro pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, o time canarinho amargou dois empates por 0 a 0 contra Bolívia e Colômbia, respectivamente.
Maradona rapidamente tratou de garantir que a seleção argentina será diferente em relação à equipe brasileira. ;Eu não jogo como o Dunga, de forma alguma. Ele pegava duro, e eu não: eu driblava;, ironizou.