Superesportes

Temperatura baixa em São Paulo pode ser um complicador para Felipe Massa

;

postado em 01/11/2008 09:15
Largar na frente é fundamental na grande maioria das pistas da Fórmula 1, com as dificuldades cada vez maiores para ultrapassagem, e significa meio caminho andado para a vitória. O que dizer então de sair em primeiro quando, em jogo, estão as chances de conquistar pela primeira vez o título mundial de Fórmula 1? Para Lewis Hamilton e Felipe Massa, não se trata, apenas, da 14ª e 15ª pole position, respectivamente. Significa, no caso do inglês, pôr mais do que uma mão na taça e, para o brasileiro, uma vantagem técnica e psicológica que pode ser fundamental diante da obrigação de somar, pelo menos, sete pontos a mais do que o rival. Hoje, às 14h, começa um jogo de xadrez dividido em três fases, nas quais fatores como a quantidade de combustível nos tanques, o tipo de pneu escolhido ou as condições de tempo e temperatura podem fazer a diferença. Como se a tarefa de Massa já não fosse das mais complicadas, as condições meteorológicas parecem não jogar a favor do brasileiro. O sábado promete, mais uma vez, tempo encoberto, temperatura inferior a 20 graus no momento da qualificação e possibilidade, ainda que remota, de chuva. Características que evidenciam a dificuldade da Ferrari em aquecer rapidamente os pneus, o que pode ser decisivo no momento de acertar uma volta perfeita. Nada, no entanto, que tenha feito a Ferrari jogar a toalha ou trabalhar com a possibilidade de uma corrida de recuperação. Mesmo admitindo que as características do F-2008 não ajudam Massa nessas condições, alguém que conhece bem o carro e a habilidade do brasileiro aposta em vê-lo hoje na pole. ;Não é um defeito, mas uma característica do carro, que nos ajuda em pistas mais quentes e prejudica um pouco na temperatura que temos aqui;, explicou o espanhol Marc Gené, piloto de testes do time de Maranello. ;Ainda assim, acredito que Felipe largará na pole, pois tem sido fantástico nas voltas de classificação, e hoje é o mais forte neste aspecto. E, se sair na frente, vencerá a corrida.; Apesar da perda de potência dos motores devido à altitude, Interlagos é um dos circuitos em que o acréscimo de combustível nos tanques influencia de forma considerável o aumento dos tempos ; duas voltas a mais na pista podem custar um décimo de segundo, mais um fator no complicado quebra-cabeças das equipes. Otimismo A melhor definição de Hamilton para o que espera na disputa de hoje não veio com palavras, mas com um largo sorriso. O líder do mundial disse ter consciência de contar com um carro capaz de garantir um lugar na primeira fila, resultado que nem necessitaria. ;Estou bastante otimista;, resumiu. Massa, por sua vez, manteve o bom humor e, nas intenções, não foi muito diferente do rival. ;Sei que tenho de largar na frente. O carro está muito bom, constante e evoluiu durante os treinos. Na sexta-feira, não se ganha ponto, mas é sempre bom terminar à frente dos rivais;, destacou. ;Tomara que a situação de hoje (ontem) se repita;, disse, em alusão ao segundo lugar, comparado com a nona posição do inglês na primeira tomada de tempo, de manhã ; à tarde, Hamilton foi o quarto. O brasileiro vê na capacidade de minimizar a deficiência principal da Ferrari o segredo para dar a primeira alegria do fim de semana ao torcedor brasileiro. ;Mesmo com esse tempinho frio, preciso tentar fazer os pneus aquecerem da melhor forma possível.; Cautela Um dos destaques dos treinos de ontem, com a oitava posição, Nelson Ângelo Piquet não se mostra tão animado quanto à possibilidade de repetir o feito na classificação. ;Vai ser difícil ficar entre os 10 e disputar o Q3 (terceiro qualificatório, que define os primeiros do grid). O carro melhorou bastante ao longo do dia, mas teremos de ser ainda mais rápidos;, afirmou Nelsinho. Rubens Barrichello, com extrema sinceridade, espera ainda menos. ;Falta desempenho. Tivemos um dia normal, nenhum problema, e terminei onde terminei (16º). Se conseguir superar o primeiro qualificatório já será lucro.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação