postado em 01/11/2008 09:22
Quando quer organizar a defesa, mudar o esquema do time durante um jogo ou passar alguma orientação mais complexa, o técnico do Flamengo, Caio Júnior, sabe em quem confiar. Afinal, não é apenas por ter média pouco superior a uma falta por partida no Campeonato Brasileiro que Ronaldo Angelim se destaca. O conhecimento tático do zagueiro impressiona a comissão técnica, assim como sua presença no ataque. Atributos que o tornam arma importante no jogo de hoje, às 18h30, contra a Portuguesa, no Maracanã. Se vencer, o Flamengo, que inicia o jogo em quinto lugar, vai dormir líder do campeonato. Amanhã, torcerá por tropeços dos rivais.
Na zaga, o treinador tem um grande aliado. Sem fugir de divididas e mantendo-se firme no desarme, Ronaldo Angelim está há dois jogos sem fazer falta. Em todo o campeonato, fez só 31 em 29 jogos. Mas ele se destaca também por uma compreensão tática que o distingue dos demais. ;É ótimo ter um jogador assim. Fica mais fácil reorganizar tendo quem leia bem o jogo;, disse o técnico. ;Fábio Luciano e Jaílton também sabem, mas o Angelim é acima da média. Eu o uso muito quando preciso mandar uma orientação para o campo.;
Com sua visão de jogo, Angelim ajuda Caio e também Juan. Por saber a hora certa de avançar, costuma ser elemento surpresa nos avanços pela esquerda. ;Junto com o Fábio Luciano, Angelim é o melhor zagueiro do Brasileiro;, afirmou Caio Júnior.
Hoje, ele repete a escalação que empatou com o Vitória, no Barradão. Julgado ontem pela expulsão no jogo contra o Vasco, Fábio Luciano foi absolvido e formará com Angelim e Jaílton a zaga que não sofre gols há três jogos. Éverton, recuperado de contusão, deve ficar no banco.
Portuguesa
Invicta há quatro rodadas, a Lusa paulista aposta no mistério para surpreender. O time do Canindé entra em campo na 14ª colocação, com 35 pontos, e tem o objetivo de se afastar ainda mais da zona da degola. Sem poder contar com o herói da vitória sobre o Ipatinga, o meia Fellype Gabriel, devido a um acordo entre os dois times, o técnico Estevam Soares confirmou a entrada de Heverton, que tem características semelhantes.
O treinador, porém, deixou dúvidas em outras posições. Com a possibilidade de contar com o lateral-direito Patrício, recuperado de uma lesão muscular, o treinador pode deslocar Gavilán para o meio-campo. Se isso acontecer, Rai ou Preto deve perder a vaga. A possibilidade de Wilton Goiano entrar na lateral também não foi descartada.