Superesportes

Dunga convoca seleção e a novidade é o meia Miranda, do São Paulo

;

postado em 03/11/2008 15:54
Não será em 2008 que Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Robinho e Adriano trabalharão juntos pela primeira vez com o técnico Dunga na seleção brasileira. Nesta segunda-feira, o treinador convocou os 22 jogadores para o amistoso contra Portugal, em 19 de novembro na despedida da equipe nacional na temporada e manteve o veto a Ronaldinho, mas manteve a ;polêmica; dupla de atacantes. Na relação, a novidade foi o zagueiro são-paulino Miranda.

A lista de Dunga é, no mínimo, surpreendente. Isso porque o técnico nacional manteve Ronaldinho de fora apesar da boa campanha do jogador no Milan. O meia foi o autor do gol da vitória deste domingo por 1 a 0 sobre o Napoli e, em oito partidas no Campeonato Italiano, marcou quatro gols. Mas seguiu ausente, enquanto Adriano seguiu no grupo.

Ironicamente, o Imperador não participou das duas últimas partidas da Inter de Milão, após ser barrado pelo técnico português José Mourinho. Adriano chegou atrasado a um treinamento da equipe após ter passado a noite em uma balada na cidade italiana. Dunga, contudo, chamou novamente o atacante, que terá a companhia de Alexandre Pato, Luís Fabiano (expulso no último domingo pelo Sevilla) e Robinho (que deixou vaiado o Maracanã durante o empate sem gols com a Colômbia, no mês passado alegando uma contusão, mas dias depois estava em campo defendendo o Manchester City).

Além de Ronaldinho, outra ausência notada é a do atacante Jô, titular no empate por 0 x 0 contra os colombianos no Maracanã. Queridinho de Dunga, o jogador do Manchester City deu lugar a Luís Fabiano ; que chegou a ser convocado para pegar Venezuela e Colômbia, mas sofreu uma contusão muscular na coxa e foi substituído em cima da hora por Adriano.

Já na zaga, o titular absoluto Juan, contundido, poderá ver Miranda em ação. O defensor do São Paulo pela primeira vez figurou em uma lista inicial de Dunga ; ele havia sido convocado em 2007 para o amistoso contra a Argélia, mas para substituir o outro titular: Lúcio. A defesa brasileira ainda terá Thiago Silva, do Fluminense, e Luisão, do Benfica.

Nas laterais, a única mudança em relação à última lista do treinador gaúcho foi a presença de Marcelo, do Real Madrid, no lugar do flamenguista Juan. O santista Kléber, apesar de contestado, continua no grupo ; assim como Maicon e Daniel Alves, pela direita.

No meio-de-campo, semente uma alteração em relação aos atletas que compuseram o grupo nas Eliminatórias: o volante Lucas, do Liverpool, será trocado pelo meia Diego, do Werder Bremen ; que cumpriu suspensão no torneio qualificatório sul-americano. Continuam na equipe os meias Mancini, da Inter de Milão, e Alex, do Internacional.

Veja a lista completa dos convocados para o amistoso contra Portugal:

Goleiros: Júlio César (Inter de Milão/ITA) e Doni (Roma/ITA)
Zagueiros: Lúcio (Bayern de Munique/ALE), Miranda (São Paulo), Thiago Silva (Fluminense) e Luisão (Benfica/POR)
Laterais: Maicon (Inter de Milão/ITA), Daniel Alves (Barcelona/ESP), Kléber (Santos) e Marcelo (Real Madrid/ESP)
Volantes: Gilberto Silva (Panathinaikos/GRE), Elano (Manchester City/ING), Anderson (Manchester United/ING) e Josué (Wolfsburg/ALE)
Meias: Kaká (Milan/ITA), Diego (Werder Bremen/ALE), Mancini (Inter de Milão/ITA) e Alex (Internacional)
Atacantes: Robinho (Manchester City/ING), Luís Fabiano (Sevilla/ESP), Alexandre Pato (Milan/ITA) e Adriano (Inter de Milão/ITA)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação