Superesportes

Tenista Rafael Nadal desiste do Masters Series de Xangai

;

postado em 03/11/2008 16:35
O espanhol Rafael Nadal anunciou nesta segunda-feira sua desistência de disputar a Masters Cup de Xangai. O comunicado foi feito por sua página pessoal na internet. "Decidi não participar da Masters Cup de Xangai. É uma das decisões mais duras e difíceis que tomei em minha carreira pela importância do evento e, sobretudo, por não estar com os torcedores na China que demonstraram tanto carinho por mim durante todos estes anos", diz o texto.

Número 1 do mundo, ele optou pelo repouso para não agravar a lesão em seu joelho. Nadal foi submetido a uma ecografia para verificar a extensão real da tendiniti que sofre na área. O espanhol já havia declarado que caso a situação exigisse, ele optaria por não participar do Masters para poder defender a Espanha na final da Copa Davis, no final deste mês. Os espanhóis enfrentarão a Argentina, em Mar del Plata, nos dias 21 e 23.

Esta é a segunda vez que o tenista de Mallorca abre mão do evento chinês. Em 2005, ele também ficou fora por causa de um problema no tornozelo. Em suas duas participações em Xangai, o espanhol não passou das semifinais do evento.

Com 111 partidas disputadas este ano, Nadal acredita que o desgaste físico tem sido muito grande e está cobrando seu preço. "Este foi um ano complicado no qual consegui resultados muito positivos tanto em nível esportivo quanto humano. Disse muitas vezes que o calendário de tênis deste ano foi muito duro, obrigando os jogadores a competirem praticamente todas as semanas, sendo impossível para um atleta da elite ter 100% de suas possibilidades em cada torneio".

Nadal falou da alegria por se tornar número 1 do mundo, mas reconheceu que precisou fazer sacrifícios para que isto acontecesse. "O fato de disputar tantos torneios talvez tenha prejudicado, especialmente no final da temporada, minha condição física, tirando o frescor para enfrentar com toda garantia os últimos. Não sei se foi um erro ou não, mas o fato é que atingi meu objetivo por um lado, mas com o prejuízo de chegar neste momento com uma das decisões que mais me dóem".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação