postado em 03/11/2008 18:46
O ex-jogador de vôlei e veterano chefe de missão brasileira em Jogos Olímpicos, Marcus Vinícius Freire, assumiu a superintendência executiva de esportes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) nesta segunda-feira, tornando-se funcionário exclusivo do Comitê. Até hoje, ele se dividia entre as atribuições no COB e os compromissos como sócio da empresa de marketing esportivo Dream Factory.Na nova função, Freire será responsável pelo processo de unificação das três áreas de esportes do COB, que contempla o inicio do Planejamento estratégico do ciclo olímpico que vai até Londres 2012. O superintendente também comandará o grupo que prepara estudo dos novos critérios de repasse dos recursos da Lei Agnelo/Piva a ser proposto em reunião de trabalho às Confederações Brasileiras Olímpicas no próximo dia 7.
O executivo ficará responsável pelo comando das áreas esportivas do COB, que inclui o Departamento Técnico, o de Eventos (Olimpíadas Escolares e Olimpíadas Universitárias), o Programa Solidariedade Olímpica do COI no Brasil e o Centro Olímpico de Desenvolvimento de Talentos, a ser implantado.
Freire foi o chefe da missão brasileira nas três últimas edições dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Pan-americanos e ocupava o cargo de diretor técnico do COB. Como a legislação proíbe que diretores, presidente e vice-presidente de entidades sem fins lucrativos, como o COB, sejam remunerados, ele atuava como voluntário.
Para o presidente do Comitê Olímpico, Carlos Arthur Nuzman, a contratação vai dinamizar a gestão técnica da entidade. "O Marcus Vinícius conhece o esporte como poucos e também possui uma grande experiência como executivo de grandes empresas. Agora, com a oportunidade de se dedicar exclusivamente ao Comitê, poderá unir essa vivência em prol da maior sinergia na execução dos projetos esportivos do COB e do desenvolvimento do esporte. Ele chega num momento importante, no qual o COB está avaliando o último ciclo olímpico e projetando os novos desafios para os próximos oito anos".