Superesportes

Manchester e Villarreal tropeçam e adiam classificação no grupo E da Liga dos Campeões

;

postado em 05/11/2008 19:50
Villarreal e Manchester United entraram em campo nesta quarta-feira dispostos a garantirem a classificação antecipada às oitavas-de-final da Liga dos Campeões, mas não obtiveram sucesso. Na Dinamarca, os espanhóis não passaram de um empate por 2 x 2 com o Aalborg. Já os ingleses ficaram no 1 x 1 com o Celtic em Glasgow.

Com estes resultados, os Diabos Vermelhos fecha a quarta rodada na liderança do grupo E, com oito pontos, mesmo número que o Submarino Amarelo, mas melhor saldo de gols. Já os escoceses e dinmarqueses somam dois e ainda têm chances de ficarem com uma das vagas.

Com a cabeça no clássico de sábado, contra o Arsenal, pelo Campeonato Inglês, o Manchester entrou em campo na Escócia com um time misto. Os atacantes Rooney e Berbatov e até o goleiro Van der Sar foram poupados por Alex Ferguson, que deu uma chance ao jovem lateral brasileiro Rafael, ex-Fluminense, no time titular.

Mesmo sem a sua força máxima, os ingleses tiveram mais posse de bola e dominaram o primeiro tempo. O problema é que o Celtic, logo em sua primeira chance real, acabou saindo na frente. Logo aos 13 minutos, McDonald aproveitou confusão na área e, com um lindo toque de cobertura, estufou as redes de Foster.

Com Cristiano Ronaldo apagado, o português Nani e o ex-corintiano Carlitos Tevez criavam as principais jogadas do Manchester. A primeira boa chance, porém, foi de um zagueiro. Ferdinand desviou escanteio rente ao travessão do Celtic. Depois, Nani fez boa jogada pela direita e cruzou. A bola atravessou a pequena área e ninguém de vermelho conseguiu desviar.

No intervalo, Ferguson decidiu escalar Berbatov, autor de dois gols na vitória por 3 x 0 sobre o mesmo Celtic, há duas semanas, no lugar de Nani. O panorama do jogo seguiu o mesmo, com o Manchester no ataque e os anfitriões com dificuldades de atravessar o meio-campo. Em quatro minutos, Fletcher, Carrick e Cristiano Ronaldo arriscaram, mas não assustaram o goleiro Boruc.

A pressão não parou por aí: aos 11, o zagueiro Vidic ficou com a sobra da defesa e arriscou para o gol. Maloney tirou em cima da linha e salvou os donos das casa. Nove minutos depois, Rafael cruzou da direita na cabeça de Berbatov, que desviou com muito perigo. O brasileiro, logo em seguida, daria lugar ao titular Evra. Na frente, Rooney substituiu Tevez.

No entanto, quem passou a comandar os visitantes foi Cristiano Ronaldo, até então sumido. Primeiro ele obrigou Boruc a fazer defesa complicada em dois tempos. Depois, aos 38, o português chutou forte, o goleiro do Celtic não conseguiu segurar e o veterano Giggs desviu de cabeça para empatar o jogo e definir o resultado.

Tudo igual na Dinamarca

No outro jogo válido pelo grupo E da Liga dos Campeões, o Villarreal esteve à frente do marcador por duas vezes, mas cedeu o empate ao Aalborg na casa do rival. O italiano Giuseppe Rossi abriu o placar para os espanhóis aos 41 minutos do primeiro tempo, mas Jeppe Curth, aos nove da etapa final, empatou o duelo.

O Submarino Amarelo ficaria novamente em vantagem aos 30 minutos, quando Guillermo Franco deixou a sua marca. Os donos da casa, porém, não demoraram para reagir. Due, logo aos 36, decretou a igualdade.

Com a disputa ainda em aberto, a chave E da Champions será novamente movimentada no dia 25 de novembro, uma terça-feira. Na Espanha, Villarreal e Manchester United fazem o duelo dos líderes. Um empate classifica os dois times às oitavas. No mesmo horário, Aalborg e Celtic se enfrentam na Dinamarca.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação