postado em 11/11/2008 11:38
Depois de 19 anos de serviços prestados ao futebol, o atacante Andy Cole anunciou nesta terça-feira (11/11) sua aposentadoria dos gramados. Ex-jogador de clubes como Arsenal, Newcastle, Manchester City e Manchester United, Cole defendia o Nottingham Forest na segunda divisão do Campeonato Inglês desde o início da temporada, mas descidiu rescindir seu contrato por admitir que não vinha atuando como gostaria.
;Não é o final ideal. (Mas) já não estava dando certo. Disse a eles que não queria ir para lá e ficar no banco, ganhando dinheiro fácil. Queria oferecer algo, mas eu me sentia um estranho desde o começo. Nunca soube qual seria minha função. Seria para dar experiência, ajudar os jogadores, ou era uma campanha publicitária para vender ingressos? Ainda não sei;, lamentou Cole, segundo o jornal London Times.
O agora ex-jogador lamentou ainda o fim em uma situação ruim. ;Senti que o técnico (Colin Calderwood) não conversaria comigo. Não sei se é a palavra certa, mas acho que ele se sentiu intimidado. As pessoas olham e dizem que esperavam que eu fosse embora assim, em alguma polêmica, mas não era para ser assim. Gostaria que o Forest tivesse sido honesto. Sempre fui honesto, talvez até demais, em minha carreira;, acrescentou.
Mesmo sem ter marcado gols pelo Nottingham Forest, Andy Cole se despede dos gramados como um dos grandes artilheiros ingleses de todos os tempos. Na primeira divisão do país, ele marcou nada menos que 187 gols ; marca superada apenas pelo também já aposentado Alan Shearer, que balançou as redes 261 vezes. Pela seleção inglesa, Cole atuou 15 vezes entre 1995 e 2002, mas sem o mesmo sucesso, marcando um único único gol.
Apesar do final apagado de carreira, o ex-atacante fez um balanço positivo de seu papel no futebol. ;Eu não mudaria nada. Vivi um sonho;, disse o jogador, que tem planos de virar treinador ; e que já estaria na mira do Blackburn Rovers, pelo qual jogou entre 2001 e 2004.