postado em 12/11/2008 11:47
Ao que tudo indica, os times brasileiros finalmente ganharam uma motivação para disputar a Copa Sul-americana. A partir de 2009, atendendo a pedidos de patrocinadores e de clubes, a competição deve ser mais um caminho para a disputa da Copa Libertadores da América.
A Conmebol deve anunciar a alteração na regra no dia 25 deste mês. Para isso, o vencedor da Sul-americana deverá disputar a vaga na Libertadores com o atual campeão da segunda competição. Ou seja: na verdade, é a Recopa Sul-Americana que passará a valer vaga para a Libertadores.
Desta forma, a LDU ainda não deve garantir seu retorno automático para a Libertadores de 2009. Para tentar o bicampeonato, os equatorianos precisarão disputar um lugar contra Internacional, Chivas Guadalajara, Estudiantes ou Argentinos Juniors, que ainda disputam a Copa Sul-Americana deste ano.
Caso a LDU fique com a vaga pela Recopa e também se classifique pelo Campeonato Equatoriano, abrirá espaço para um outro clube de seu país, que já tem direito a três vagas na Libertadores. Não é, porém, o que acontece até aqui, já que La Liga é atualmente a quarta colocada da fase final (Liguilla) do torneio Apertura, atrás de Deportivo Quito, Barcelona e Nacional.
Caso o Inter conquiste a vaga por este caminho, o Brasil terá seis times na Libertadores pela segunda vez na história. Em 2007, quando entrou como atual campeão, o Colorado teve a companhia de Grêmio, São Paulo, Flamengo, Paraná Clube e Santos.