postado em 18/11/2008 17:35
Tornar-se o campeão mundial mais velho da história não basta ao norte-americano Evander Holyfield. Durante a apresentação oficial de sua luta com o russo Nikolai Valuev, nesta terça-feira, em Zurique, o peso-pesado de 46 anos afirmou que pretende unificar os cinturões do mundo. "Minha meta é unificar os títulos de campeão mundial e não apenas conquistar mais um título", disse. O primeiro passo será dado dia 20 de dezembro, quando enfrenta Valuev pelo cinturão da Associação Mundial de Boxe (AMB), na capital suíça.Onze anos mais velho que o oponente, Holyfield está sem jogar desde o ano passado, quando foi derrotado por Sultan Ibragimov na defesa do título da Organização Mundial de Boxe (OMB). "Acho que as pessoas falam muito de idade. Eu não luto há um ano, mas vou estar pronto", promete.
Se for bem sucedido, Holyfield irá se tornar o campeão mundial mais velho da história do boxe. Atualmente, este título pertence a George Foreman, que conquistou um cinturão aos 45 anos. Em 1994, ele unificou os títulos da AMB e da Federação Internacional de Boxe (FIB), vencendo Michael Moorer.
Com um cartel de 42 vitórias, 27 por nocaute, nove empates e sete derrotas, Holyfield fracassou em suas quatro últimas tentativas de ser campeão do mundo. A última vez que conseguiu tal feito foi batendo John Ruiz pelo título vago da AMB, em outubro de 2000.
A trajetória do norte-americano é marcada por muitas histórias pitorescas entre elas o confronto contra Mike Tyson, em novembro de 1996, quando nocateou o então campeão da AMB no 11; assalto. Um ano depois, eles foram para a revanche e Holyfield conquistou nova vitória, desta vez com a desqualificação de Tyson no terceiro assalto após arrancar com uma dentada parte da orelha do adversário.
Conhecido como Gigante Russo, o próximo adversário de Holyfield também tem um cartel de respeito. Seu histórico é de 49 vitórias, 34 por nocaute, e apenas uma derrota. A última luta de Valuev foi em janeiro de 2007, quando ele nocauteou Jameel McCline no terceiro assalto.