postado em 19/11/2008 08:57
No último compromisso de 2008, a Seleção Brasileira sonha em fazer as pazes com a torcida nacional e em garantir um próspero ano novo para o técnico Dunga, que está na corda bamba. Na vice-liderança das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, com 17 pontos, seis atrás do Paraguai, o Brasil faz nesta quarta-feira (19/11), às 22h, um badalado amistoso internacional com Portugal, na reabertura do Bezerrão, no Gama, a 35km do Plano Piloto. O estádio esteve fechado por três anos para uma reforma de R$ 50 milhões.
Para fazer a Seleção voltar a jogar um amistoso em casa ; o último foi disputado em Fortaleza, em 2002, na despedida de Luiz Felipe Scolari, com derrota por 1 x 0 para o Paraguai ;, o Governo do Distrito Federal investiu R$ 10 milhões, entre gastos com transporte, hospedagem e cachê das seleções. A festa vai reunir craques de nÃvel planetário, como o atual melhor do mundo, o brasileiro Kaká, contra o português Cristiano Ronaldo, favorito para a sucessão na eleição a ser promovida em dezembro pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).
No remodelado alçapão, de 20 mil lugares, com arquibancadas bem próximas do campo e gramado excelente, o Brasil entra com a missão de acabar com dois jejuns incômodos. São três jogos sem vencer o adversário (duas derrotas e um empate) e outras três partidas em casa sem balançar as redes (0 x 0 com a Argentina, BolÃvia e Colômbia). A Seleção jamais fechou um ano no paÃs sem marcar gols.
;Temos trabalhado para tentar melhorar e corrigir, mas também não é normal o Brasil ganhar dois jogos fora e fazer oito gols;, tropeçou Dunga, em alusão às duas goleadas como visitante, pelas Eliminatórias: 3 x 0 no Chile, em Santiago, e 4 x 0 na Venezuela, em San Cristóbal. Portanto, com um gol a menos.
O meia Kaká pretende aproveitar o amistoso para reaproximar a equipe do público. ;É o último jogo da Seleção na temporada. Então pode amenizar muitas coisas. E também nos ajuda a ter uma identidade maior jogando no Brasil. Esse é o nosso grande objetivo. Ganhar para ir formando essa identidade;, destacou. ;Infelizmente, não vencemos os últimos jogos no Brasil. É nosso grande objetivo agora.; O craque do Milan faz a primeira partida na cidade natal ; nasceu em 22 de abril de 1982, no Hospital do Gama.
O goleiro Júlio César, da Internazionale, rival do Milan, também adota o discurso de satisfazer a galera. ;Queremos mostrar realmente um bom futebol, convencer o torcedor brasileiro que a Seleção Brasileira é uma equipe muito boa. Até porque estamos devendo uma apresentação convincente no Brasil;, admitiu o camisa um.
Sob pressão, Dunga voltou a defender o próprio trabalho. O técnico gosta de se agarrar ao tÃtulo da Copa América de 2007 e à medalha de bronze nos Jogos de Pequim. ;O mais importante não é ser treinador ou não, mas o ser humano. Vou pelo meu caminho, faço o meu trabalho sem me preocupar muito;, filosofou o comandante. Ele fez elogios ao remodelado Bezerrão. ;Apesar de pequeno, é muito bem feito. Tem clima europeu;, afirmou o ex-volante, que teve passagens pelo futebol italiano e alemão.
Vaias
[VIDEO1]A reabertura do Bezerrão tem extensa lista de convidados vip. O Rei Pelé, por exemplo, vai dar o pontapé inicial, exatamente 39 anos depois do gol mil, comemorado em 19 de novembro de 1969. Romário, garoto-propaganda do governo local, e o piloto Felipe Massa estão confirmados. O presidente Lula, porém, recusou o convite. A desculpa foi não gostar de tribunas de honra ; foi no lugar de elite do Maracanã que ele levou a maior vaia de sua gestão, na abertura do Pan do Rio, no ano passado.
Com o desfalque de Lula, Dunga vai concentrar as atenções do público. No coletivo de ontem, com 10 mil pessoas nas arquibancadas do Bezerrão, o técnico voltou a ser perseguido por protestos. O coro de ;Adeus, Dunga;, ontem, não passou de um tÃmido ensaio. O auxiliar-técnico Jorginho apareceu de tipóia no braço esquerdo. ;Fui disputar uma pelada de futsal e caÃ;, revelou.
No treino de 35 minutos, Thiago Silva e Luisão formaram a nova dupla de zaga. Ocuparam as vagas de Lúcio, cortado no domingo por contusão, e Juan, que nem foi convocado depois de sofrer com problemas fÃsicos nas duas últimas rodadas das Eliminatórias. No meio-campo, Anderson foi a surpresa, no lugar de Josué. LuÃs Fabiano formou a parceria de frente com Robinho. O zagueiro aposentado Gerson, ex-Gama, completou o time reserva.
Dunga fez apenas duas trocas durante o treinamento ; Diego e Adriano nas vagas de Elano e LuÃs Fabiano. O coletivo acabou empatado por 1 x 1. Alexandre Pato abriu a contagem para os reservas, de cabeça, em falha de Júlio César. Elano empatou com belo gol de cobertura. O técnico não confirmou o time. ;Pode ter mudanças;, resumiu, sem acreditar em uma postura ofensiva de Portugal. ;Hoje, quando alguém fala que vai jogar franco não está sendo franco.;
Ouça a opinião de Kaká sobre o amistoso contra Portugal