postado em 19/11/2008 11:49
A Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) preparou esquema especial para proibir o comércio de ambulantes próximo Estádio Bezerrão, no Gama, para o badalado jogo amistoso internacional entre Brasil e Portugal nesta quarta-feira (19/11), às 22h. No total, 1.135 agentes estarão distribuídos em cinco pontos para repreender a venda de produtos como camisetas, bandeiras, bebidas e comidas.
Os ambulantes terão que ficar a 700 metros de distância do remodelado estádio. Segundo o diretor geral da Agefis, Georgiano Trigueiro, o objetivo da ação é atender as normas da Federação Internacional de Futebol (Fifa), uma vez que Brasília é uma das cidades candidatas a receber as partidas da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
Na manhã desta quarta-feira o movimento foi tranqüilo no local. A expectativa da agência é que com a proximidade do horário da partida o trabalho seja intensificado. Desde o início da operação, no dia (15/11), os fiscais já realizaram 22 apreensões nas proximidades do palco do confronto entre os craques brasileiros e portugueses.
Apesar do número considerado pequeno pela Agefis, se comparado ao tamanho do evento, o órgão avisa que os ambulantes que insistirem em desrespeitar a norma terão o material recolhido, além de ter que arcar com os custos da apreensão. Por sua vez, a Administração Regional do Gama lembra que terá uma área reservada para os vendedores próximo a Feira do Gama.
Ingressos
Após três anos de reformas, o novo Bezerrão é o primeiro estádio do país nos padrões mundiais da Fifa de conforto, segurança e visibilidade total em todos os 20 mil lugares. No entanto, praticamente não há mais ingressos nas bilheterias para quem quiser conferir a partida de reabertura dentro do alçapão.
Até o início da noite de terça-feira sobravam menos 300 ingressos, segundo presidente da Federação Brasiliense de Futebol, Fábio Simão. Já na porta do estádio na manhã desta quarta-feira não há informação de quantos lugares ainda restam. Os torcedores que ainda tentam conseguir lugar para assistir o amistoso só encontram a opção de R$ 250.
Para Nei Jorge, motorista e torcedor do Gama, o preço é um absurdo. ;Para o assalariado que ganha, em média, três salários mínimos, pagar esse valor é impossível. Essa quantia significa para muitas famílias a feira do mês;, lamentou. ;É uma festa política. O povo fica de fora;, afirmou o motorista. A Polícia Militar promete rigor para coibir a ação de cambistas ao redor do estádio.
Trânsito
As vias que passam em frente ao estádio, próximo ao Corpo de Bombeiros e ao fórum são os locais que terão o acesso impedido pelos cones da polícia a partir das 14h desta quarta-feira. Os cuidados com a segurança no local também entram na ação. Ao todo, 2.500 homens ficarão encarregados em monitorar o local. Eles ficarão espalhados em pontos estratégicos nas imediações do estádio.
Não haverá estacionamento reservado para o público. As pessoas deverão utilizar cinco áreas alternativas, entre eles o do quartel do Corpo de Bombeiros, Detran, Administração Regional e Rodoviária. Em alguns locais, a distância do estádio chega a até 1,5 Km. A PM avisa que quem parar em locais proibidos estará passível de multa. A recomendação é chegar ao local com antecedência e procurar um lugar correto para estacionar.