postado em 20/11/2008 10:45
No sufoco, o México conseguiu sua classificação para a última fase das Eliminatórias da Concacaf para a Copa do Mundo de 2010. Nesta quarta-feira (19/11), a seleção do sueco Sven-Goran Eriksson foi derrotada por Honduras por 1 x 0, e só não perdeu a vaga para Jamaica em virtude dos critérios de desempates.
Em péssima atuação dos mexicanos, os hondurenhos marcaram o gol da vitória aos sete minutos do segundo, após cobrança de escanteio pela direita que o zagueiro Ricardo Osorio tentou cortar e acabou desviando para o próprio gol ; a bola ainda tocou no travessão antes de entrar. De quebra, o México ainda teve dois jogadores expulsos no final da partida: o meia Gerardo Torrado e o jovem atacante Carlos Vela.
Com o resultado, Honduras terminou o Grupo 2 das Eliminatórias da Concacaf na liderança, somando 12 pontos, com quatro vitórias em seis jogos. O México, por sua vez, também avançou, contabilizando dois pontos a menos e garantindo sua vaga apenas no saldo de gols: três, contra zero da Jamaica, que também terminou os seis jogos com 12 pontos.
Jogando em Kingston, a Jamaica precisavam golear o Canadá por seis gols de diferença, mas venceram por apenas 3 x 0 e deram adeus ao sonho de voltar a uma Copa do Mundo. Os jamaicanos terminaram com os mesmos dez pontos do México, enquanto o Canadá ; que já estava eliminado ; terminou com dois.
O primeiro gol da Jamaica foi marcado aos 29 minutos da primeira etapa, graças ao atacante Luton Shelton. Após o intervalo, o também atacante Marlon King, do Hull City, ampliou em cobrança de pênalti aos 11. Mais tarde, aos 40 minutos, Omar Cummings também fez o seu, mas sem conseguir a vaga para sua seleção.
Pelo Grupo 1 da Concacaf, os já classificados EUA terminaram com o primeiro lugar, vencendo a Guatemala por 2 x 0 ; gols de Kenny Cooper e Freddy Adu. Os guatemaltecos, que ainda podiam se classificar, terminaram com cinco pontos e a terceira colocação. Já os norte-americanos foram aos 15 pontos.
O segundo lugar da chave ficou com Trinidad e Tobago, que terminou com oito pontos ao vencer Cuba por 3 x 0. Kenwyne Jones, Dwight Yorke e Keon Daniel marcaram os gols da vitória e da classificação. A seleção do experiente técnico colombiano Francisco Maturana terminou com 11 pontos, enquanto os cubanos permaneceram com três.
Por fim, pelo Grupo 3, Costa Rica e El Salvador já estavam classificados, e entraram em campo para cumprir tabela. No entanto, mesmo jogando fora de casa, os costarriquenhos confirmaram o favoritismo e venceram por 3 x 1 ; Rudis Corrales abriu o placar para os donos da casa, mas Roy Myrie (duas vezes) e Freddy Fernandez marcaram para os visitantes e decretaram a virada.
Com o resultado, a Costa Rica foi a 18 pontos, contra 10 de El Salvador. Por fim, já eliminados, Suriname e Haiti entraram em campo para a despedida das Eliminatórias, terminando empatados por 1 x 1 e terminando respectivamente com três e dois pontos.