postado em 21/11/2008 09:41
Nem o fato de enfrentarem rivais fortes impediu Los Angeles Lakers e Boston Celtics de conseguir mais uma vitória, mantendo-se assim na ponta respectivamente das Conferências Oeste e Leste. Para atingir a nona vitória em dez jogos, a equipe da Califórnia não tomou conhecimento do fator-quadra do Phoenix Suns, batido por 105 x 92, enquanto os atuais campeões da NBA confirmaram o favoritismo em casa sobre o Detroit Pistons ; placar de 98 x 80.
Com novos resultados positivos construídos na rodada dupla da noite desta quinta-feira (20/11), Lakers e Celtics seguem como os times a serem batidos na edição 2008/09 da liga. Isso já havia acontecido na temporada passada, quando o time de Boston aplicou 4 x 2 para cima dos rivais na decisão do título.
Com 90% de aproveitamento até aqui, Kobe Bryant e cia. lideram com folga o Oeste, visto que o segundo colocado, o Utah Jazz, já conhece quatro derrotas em 12 partidas. A franquia que mais vezes na história faturou a liga norte-americana de basquete mantém ritmo semelhante no Leste: soma 11 triunfos e duas derrotas (84% de jogos vencidos), enquanto seu perseguidor mais próximo, o Cleveland Cavaliers, já caiu três vezes, vencendo em outras nove oportunidades.
Nesta quinta, quem teve um pouco mais de dificuldade para sair com a vitória foram os Lakers. Porém, na visita ao Phoenix Suns, quinto colocado do Oeste, o placar só se manteve equilibrado até o intervalo (50 x 44). A partir de então, uma grande exibição no terceiro período, quando uma vantagem de sete pontos foi imposta, garantiu o resultado ao time azul e amarelo.
Entre os comandados de Phil Jackson, o melhor em quadra foi novamente Kobe Bryant. Ainda que não tenha brilhado como já o fez ; converteu oito de 23 arremessos de quadra ;, o astro contribuiu com 24 pontos, 12 a mais que Vladimir Radmanovic. Acostumado a dominar o garrafão, Pau Gasol desta vez brilhou nas assistências (foram nove no total), anotando apenas quatro pontos somados a nove rebotes.
Nos Suns, ainda sem Leandrinho, que na semana passada veio a Brasil devido ao falecimento de sua mãe, o posto de maior pontuador acabou nas mãos de Amare Stoudemire, responsável por 21 pontos. Shaquille O;Neal ainda assegurou insuficientes 15 tentos e nove rebotes.
Celtics vs. Pistons: De tão eficiente na defesa, o Boston Celtics concedeu apenas 80 pontos no triunfo em casa sobre o Detroit Pistons e nem precisou de grandes atuações do ;Big Three;.
Desse modo, o cestinha da partida foi Rajon Rondo, dono de 18 unidades. Em sua segunda pior atuação na temporada, Paul Pierce se resumiu a nove unidades, enquanto os demais destaques Kevin Garnett (15 tentos) e Ray Allen (12) também estiveram abaixo da média.
A boa atuação defensiva por parte dos Celtics teve conseqüências diretas para os maiores pontuadores do Detroit Pistons: pela ordem, os que mais se destacaram foram Allen Iverson, autor de 16 pontos e quatro assistências, Rasheed Wallace, que anotou 13 tentos e seis rebotes.