postado em 21/11/2008 14:04
O Brasil conquistou três prêmios de melhor do ano pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) pela participação de seus atletas no Circuito Mundial de vôlei de praia. O brasiliense Harley foi eleito o melhor jogador da temporada e, ao lado de seu parciro Pedro Soldberg, também formou a melhor dupla segundo a Federação. Além disso, o cearense Márcio foi considerado o melhor levantador do circuito pelo terceiro ano consecutivo.
Com seis vitórias em etapas do Mundial - Austrália, China, Itália, Suíça, Espanha e Brasil -, Harley/Pedro Soldberg conquistaram o título da temporada, mas a parceria se desfez no final do ano e Harley jogou com Benjamin a etapa de Sanya. O brasiliense recebeu o título de destaque do ano por ter sido eleito o melhor jogador de cinco etapas. O canhoto também foi considerado o segundo melhor atacante da temporada.
;Fico muito satisfeito com o resultado pela ótima temporada que fiz ao lado do Pedro. Foi um ano muito legal, onde crescemos bastante. É um prêmio pelo trabalho da equipe, não só do Pedro e meu, mas de toda equipe. Gostaria de dividir o troféu com todos eles;, diz Harley, que disputa a etapa do Recife do Circuito Brasileiro ao lado do carioca Pedro Cunha.
;É uma parceria diferente, já nem eu nem ele jogávamos bloqueando. Estamos nos revezando na função, mas podemos formar um time competitivo. A temporada está na reta final e estamos jogando sem pressão, procurando nos divertir bastante, mas sem perder de vista o resultado;, completa.
Márcio venceu a votação realizada entre atletas, técnicos e árbitros, além de especialistas da FIVB. Para garantir o tricampeonato, ele superou o norte-americano Phil Dalhausser e o russo Igor Kolodinsky.
;Fico feliz pelo reconhecimento. É tão difícil no meio esportivo termos este tipo de premiação e ser eleito o melhor levantador me deixa bastante honrado. O Fábio Luiz e toda comissão técnica têm grande parcela nisso. Era levantador no vôlei de quadra e não tive dificuldades de me adaptar na areia. Procuro sempre fazer o simples, sem inventar, e tem dado certo;, diz Márcio, que ficou em quarto lugar na votação de melhor jogador defensivo.
Outros brasileiros se destacaram na votação da FIVB. Campeão ao lado de Harley, Pedro Solberg ficou em segundo lugar em três categorias: melhor jogador ofensivo, melhor bloqueio e jogador que mais evoluiu. Ricardo foi o terceiro melhor bloqueador e o terceiro melhor jogador ofensivo, enquanto Emanuel ficou em segundo lugar nas categorias Esportista do Ano e Jogador Mais Inspirado, dividindo a posição com Franco.
Confira a lista completa de premiados na eleição:
MELHOR DUPLA: Pedro Solberg/Harley (Brasil)
MELHOR JOGADOR: Harley (Brasil)
JOGADOR QUE MAIS EVOLUIU: Andy Ces (França)
JOGADOR MAIS INSPIRADO: Todd Rogers (Estados Unidos)
REVELAÇÃO: Adrian Gavira Collado (Espanha)
ESPORTISTA DO ANO: Phil Dalhausser (Estados Unidos)
MELHOR SAQUE: Igor Kolodinsky (Rússia)
MELHOR JOGADOR DEFENSIVO: Todd Rogers (Estados Unidos)
MELHOR JOGADOR OFENSIVO: Phil Dalhausser (Estados Unidos)
MELHOR BLOQUEIO: Phil Dalhausser (Estados Unidos)
MELHOR LEVANTADOR: Márcio (Brasil)
MELHOR ATACANTE: Phil Dalhausser (Estados Unidos)