Superesportes

Sem Robinho, City vence na Alemanha e rouba ponta do Schalke na Copa da Uefa

;

postado em 27/11/2008 18:16
O Manchester City não precisou de seu maior astro para dar um bom passo e cumprir um de seus objetivos na temporada. Mesmo sem Robinho, lesionado, a equipe inglesa surpreendeu o Schalke 04 e venceu por 2 x 0 em Gelsenkirchen, roubando dos alemães a liderança do grupo A da Copa da Uefa.

Com os três pontos somados nesta quinta-feira, os ingleses chegaram a seis, superando o próprio Schalke, que tem quatro conquistados nas mesmas duas partidas disputadas nesta fase. Abaixo dos dois está o Twente, da Holanda, que tem três pontos e ;folga; nesta rodada. Já o lanterna Paris Saint-Germain tenta somar seus primeiros pontos em casa contra o Racing Santander, que tem apenas um ponto, ainda nesta quinta-feira.

Os três primeiros colocados dos oito grupos desta etapa da Uefa garantem vaga na próxima fase. Em 2009, juntam-se a eles os donos do terceiro lugar em seus grupos na Copa dos Campeões, e a partir daí os 32 times duelam no sistema de mata-mata pelo título continental.

O jogo

O triunfo britânico em terras germânicas foi todo construído em erros dos donos da casa, principalmente com vacilos nas trocas de passes no setor ofensivo. Ciente de que somar três pontos significaria ter a vaga na próxima fase ainda mais perto, os mandantes se movimentavam muito com Kuranyi e as descidas do lateral-direito Rafinha.

O ímpeto, porém, não tinha organização. Um erro que se tornou fatal diante do rápido contra-ataque inglês. Aos 31 minutos, Kuranyi entregou a bola nos pés de Kompany, que partiu em velocidade no meio-campo e lançou Vassel, que chutou cruzado. A bola atravessou toda a área até encontrar Benjani Mwaruwari, que empurrou para abrir o placar.

A desvantagem no marcador enervou ainda mais a linha de frente alemã, que concedeu mais dois perigosos contragolpes ainda no primeiro tempo. Nestas oportunidades, no entanto, a zaga, que contava com o ex-são-paulino Bordon, conseguia proteger a meta defendida por Neuer.

O jogo, porém, estava longe de estar tranqüilo para o Schalke. Sem encaixar suas jogadas, a equipe cedia espaços para ser atacada. Mesmo desfalcados de todos os seus brasileiros ; Elano também não foi nem relacionado e Jô só entrou aos 39 minutos do segundo tempo ;, os visitantes eram bem mais eficientes em suas precisas aparições no ataque.

Dez minutos depois do intervalo, Wright-Phillips já havia obrigado Neuer a fazer grande defesa em chute de fora da área. Aos 21, porém, o goleiro foi enganado. Decisivo, Benjani Mwaruwari cruzou na área para Ireland ser esperto e tocar por baixo do arqueiro do Schalke, que saltou esperando uma divida pelo alto. Um lance que consolidou o triunfo inglês, para alegria do milionário árabe que se apoderou do clube nesta temporada.

Após este bom resultado, o Manchester City tem como próximo compromisso na Uefa o Paris Saint-Germain, em 3 de dezembro na Inglaterra, quando pode já garantir sua classificação. Já o Schalke ainda tem boas chances de seguir na competição e tenta não se complicar no mesmo dia em visita ao Twente na Holanda.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação