Superesportes

Vencedor da Bola de Ouro será conhecido nesta terça

;

postado em 01/12/2008 17:47
O brasileiro Kaká está curtindo as últimas horas de dono de uma das mais nobres premiações do futebol mundial. Na madrugada desta terça-feira, às 0 horas (de Brasília), a revista francesa France Football anunciará em seu site oficial o vencedor do prêmio Bola de Ouro de 2008. Kaká corre por fora e dificilmente ganhará o bicampeonato. O favorito à premiação é o meia-atacante português Cristiano Ronaldo, destaque do Manchester United nos títulos do Campeonato Inglês e da Copa dos Campeões. "Acredito que mereço ganhar a Bola de Ouro. Fui o primeiro, o segundo e o terceiro melhor do mundo em 2008", disse ele sem qualquer modéstia.

Seus principais concorrentes à honraria concordam. "Ele ganhou os dois principais títulos da temporada, por isso merece ser o mais votado", opinou o atacante Lionel Messi, do Barcelona, favorito ao segundo lugar da eleição. Kaká é outro a apontar o português como merecedor do prêmio. "Ibrahimovic poderia ser o meu sucessor, mas creio que o troféu será para Cristiano. Ele merece por tudo o que fez este ano", admitiu. Curiosamente, Kaká deve brigar com o próprio Ibrahimovic pelo terceiro lugar na Bola. O goleiro espanhol Casillas, do Real Madrid, é outro que está na briga.

Cristiano Ronaldo, assim, deve se tornar o terceiro português a receber a Bola de Ouro, igualando o feito obtido por Eusébio, em 1965, e Figo, em 2000. A France Football promove a eleição do melhor atleta da temporada desde 1956, mas apenas a partir de 1995 passou a avaliar jogadores não-europeus.

Com isso, ídolos do futebol mundial como Maradona e Pelé jamais receberam o prêmio. O Brasil recebeu o troféu pela primeira vez em 1997, com Ronaldo, que seria escolhido novamente o melhor do mundo pela revista francesa em 2002. Rivaldo (1999), Ronaldinho (2005), além de Kaká no ano passado, são os outros brasileiros que já ganharam a premiação.

A partir de 2007, aliás, a France Football voltou a mexer no regulamento e passou a considerar candidados de todos os torneios do mundo, nao só os europeus. No entanto, os 30 postulantes ao prêmio que será entregue na madrugada desta terça atuam no Velho Continente. Participam da eleição promovida pela revista francesa um júri internacional formado por jornalistas especializados e representantes das confederações da África e da Ásia, da Uefa, da Conmebol e da Concacaf. Os organizadores tentam fazer mistério e anunciam que a disputa está ;mais equilibrada do que nunca;.

Confira os candidatos à Bola de Ouro 2008:

Adebayor (Togo, Arsenal)
Aguero (Argentina, Atlético de Madri)
Arshavin (Rússia, Zenit São Petersburgo)
Ballack (Alemanha, Chelsea)
Benzema (França, Lyon)
Buffon (Itália, Juventus)
Casillas (Espanha, Real Madrid)
Cristiano Ronaldo (Portugal, Manchester United)
Drogba (Costa do Marfim, Chelsea)
Eto;o (Camarões, Barcelona)
Fabregas (Espanha, Arsenal)
Gerrard (Inglaterra, Liverpool)
Ibrahimovic (Suécia, Inter Milão)
Kaká (Brasil, Milan)
Lampard (Inglaterra, Chelsea)
Messi (Argentina, Barcelona)
Pepe (Portugal, Real Madrid)
Sérgio Ramos (Espanha, Real Madrid)
Ribéry (França, Bayern Munique)
Rooney (Inglaterra, Manchester United)
Marcos Senna (Espanha, Villarreal)
Toni (Itália, Bayern Munique)
Torres (Espanha, Liverpool)
Van Der Sar (Holanda, Manchester United)
Van Der Vaart (Holanda, Real Madrid)
Van Nistelrooy (Holanda, Real Madrid)
Vidic (Sérvia, Manchester United)
Villa (Espanha, Valencia)
Xavi (Espanha, Barcelona)
Zhirkov (Rússia, CSKA Moscou)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação