Superesportes

Ministro dos Esportes vê São Paulo como pilar da Copa 2014 e veta dinheiro público

;

postado em 01/12/2008 18:20
Principal atração do encontro promovido pelo CEBRASE (Central Brasileira do Setor de Serviços), com o objetivo de discutir e elaborar metas para o desenvolvimento da infra-estrutura necessária para sediar a Copa do Mundo de 2014, o ministro dos Esportes, Orlando Silva, aproveitou sua passagem pela capital paulista para eleger a cidade como um dos carros-chefes para o sucesso do evento.

Na opinião do ministro, São Paulo e Rio de Janeiro terão participação direta no que, segundo ele, tem tudo para ser a ;melhor Copa do Mundo de todos os tempos; e trazer incontáveis benefícios ao futuro do país. ;São Paulo tem o papel-chave. É a principal cidade do país e as maiores empresas estão aqui. São Paulo e Rio de Janeiro serão os dois principais pilares da organização do evento e terão participação decisiva no sucesso da Copa;, apostou.

Orlando Silva voltou a apresentar em sua palestra os números que ilustram os ganhos recebidos pela Alemanha por conta do Mundial de 2006, assim como a previsão de retorno para a África do Sul, palco da Copa de 2010, mas não soube precisar o valor que o Brasil precisará investir para deixar tudo pronto a tempo da realização da Copa de 2014.

;Temos números da Alemanha e perspectivas para a África do Sul. A Copa será em 14, mas haverá incremento na economia do país antes e depois disso. Os números do investimento carecem da decisão da Fifa sobre quantos sedes teremos. A Fifa quer dez, nós insistimos em 12, pois somos um país continental. A definição sairá em março e só então poderemos priorizar quais investimentos serão feitos em quais cidades;.

Veto ao dinheiro público

Independentemente do número de sedes que vierem a ser definidas pela Fifa, Orlando Silva tem uma opinião formada quanto à utilização do dinheiro público para a construção ou reforma de estádios e Arenas esportivas, como foi feito na construção do Bezerrão, na cidade-satélite do Gama, que custou R$ 56 milhões aos cofres do governo do Distrito Federal.

;Eu acho um erro o governo investir na construção ou reforma de estádios, pois já terá que investir muito em infra-estrutura, como portos, aeroportos, estradas e telecomunicações. O setor público deveria refletir sobre a conveniência de investir nesse tipo de equipamento e, para mim, não é conveniente;, opinou.

Na opinião do ministro, a saída para a modernização dos estádios e para o surgimento de novas Arenas seria uma parceria com a iniciativa privada. ;O governo deveria sim criar a oportunidade de fazer concessões para que o setor privado possa administrar esse tipo de espaço. O governo garantindo crédito pode estimular participação e investimento privado;, concluiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação