postado em 02/12/2008 20:18
Faltando pouco menos de um mês para a realização da Corrida Internacional de São Silvestre, as inscrições da mais tradicional corrida de rua América Latina foram encerradas. Nesta terça-feira, atingiu-se o limite de 20 mil atletas que estarão disputando a 84; edição da prova, na tarde do próximo dia 31, nas ruas da Capital paulista.A única alternativa para quem não conseguiu garantir seu lugar é torcer: a organização da prova promete usar os dias 09 e 10 de dezembro para disponibilizar os lugares que apresentarem algum problema na inscrição. O preenchimento destas vagas, se houver, será feito através site oficial da São Silvestre (www.saosilvestre.com.br).
De acordo com a organização do evento, nomes como Franck Caldeira (campeão pan-americano da maratona) e Evans Cheruiyot (campeão da edição 2008 da maratona de Chicago) já confirmaram presença.
A São Silvestre também marcará o encerramento da carreira de Vanderlei Cordeiro de Lima, bicampeão pan-americano e medalhista de bronze das Olimpíadas de Atenas, em 2004. Vanderlei já disputou a São Silvestre em 11 oportunidades, sendo que o 3; lugar obtido em 1996, foi a sua melhor classificação. Em sua estréia na prova, em 1992, foi o 4; colocado, posição repetida em 1994 e 2000. Em 2005, Vanderlei disputou a São Silvestre pela última vez, terminando em 14; lugar. Nas outras participações, Vanderlei foi 13; (93), 5; (95 e 2001), 6; (97 e 2002) e 7; colocado em 1999.
O funcionamento do trânsito na região já está definido pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). O trecho da Paulista entre a Brigadeiro e a Peixoto Gomide será interditado a partir das 10 horas da manhã. Às 13 horas, serão fechados todos os cruzamentos com este trecho da avenida, exceto a Alameda Casa Branca, que também terá circulação de carros impedida três horas antes.
;Nossa maior preocupação é evitar que os carros fiquem ilhados na região;, comenta Eduardo Macabelli, superintendente da CET, referindo-se ao fato de, ao contrário de anos anteriores, o índice de escritórios funcionando será maior, visto que 31 de dezembro será uma quarta-feira. ;Recomendamos que as pessoas não venham de carro para as proximidades da Paulista neste dia;, ressalta.
Empresa responsável pela circulação de ônibus em São Paulo, a SPTrans promete, em breve, divulgar as linhas e as rotas dos desvios do transporte público na região, que também receberá uma grande festa popular para comemorar a chegada do Reveillon.
No aspecto da segurança, a Polícia Militar contará com um efetivo de 2500 pessoas, que contará ainda com o apoio de 350 representantes da Guarda Municipal. ;A São Silvestre é um evento de paz, que não costuma ter problemas na parte policial;, afirma o coronel Álvaro Camilo, comandante da região central de São Paulo.
;Esperamos que as pessoas venham com o espírito de curtir a festa. A maior recomendação é a mesma de onde há grandes aglomerações: tomar cuidado com carteira, celular e identificar as crianças. Pedimos também que as pessoas levem apenas o dinheiro estritamente necessário para evitar furtos de grandes quantias e cartões;, ensina Camilo.
Como já ocorreu em 2007, a prova feminina e masculina da São Silvestre não serão separadas. A largada dos cadeirantes está prevista para as 15 horas, enquanto a elite feminina sai às 16h30 e os melhores atletas entre os homens larguem às 16h45. Estima-se que o último corredor chegue ao final da prova, que tem 15 quilômetros, às 19h50.