Superesportes

Udinese elimina Dínamo Zagreb e se classifica na Copa da Uefa. Tottenham avança

;

postado em 03/12/2008 18:03
A Udinese cumpriu a sua missão e ainda ajudou um dos componentes do grupo D da Copa da Uefa. Jogando em casa, os italianos se classificaram com uma rodada de antecipação e eliminaram o Dínamo Zagreb com uma vitória por 2 x 1. De quebra, ainda garantiu vaga ao Tottenham, que nem jogou nesta quarta-feira e foi beneficiado também pela derrota por 2 x 1 do Spartak Moscou para o Nijmegen na Rússia.

Com os resultados da quarta rodada, a Udinese atingiu a liderança, com nove pontos em três jogos. Em segundo está o Tottenham, que tem seis pontos e não fica fora dos três primeiros lugares. Spartak, Nijmegen e Dínamo Zagreb, que fez seu último jogo no torneio, têm três pontos.

Ciente de que um empate bastaria para continuar na competição européia, o time de Udine, que teve o brasileiro Felipe Bello como titular, tratou de assegurar sua tranqüilidade o mais rápido possível. Aos cinco minutos, Quagliarella aproveitou cruzamento de Di Natale para abrir o placar a favor dos mandantes.

Tranqüilos em campo, os alvinegros dominaram totalmente os croatas e ainda tiveram duas boas oportunidades de ampliar, com Di Natale e Pepe. Aos 34 do segundo tempo, entretanto, Obodo não vacilou e colocou 2 x 0 no placar. Nos acréscimos, o Dínamo ainda descontou com Biscan, um gol insuficiente para os líderes de sua liga nacional seguirem na Uefa - a equipe perdeu para o Spartak e o confronto direto é o primeiro critério de desempate.

Se o clube de Zagreb se despediu, o Spartak Moscou teve um vacilo em seu estádio que pode ter sido fatal. Diante de um Nijmegen que jogava pelas chances de se manter na briga, os russos sofreram a virada, perderam por 2 ax1 e já não dependem mais de seus próprios resultados para ir à próxima fase.

Apesar do fracasso, a partida começou bem para a equipe dos brasileiros Mozart e Welliton, ambos fora até mesmo do banco de reservas. Aos dois minutos, Covalciuc cabeceou para abrir o placar. A vitória daria a vaga ao representante de Moscou. O objetivo, porém, foi frustrado nos últimos minutos do confronto.

Quando a vaga parecia já ser do Spartak, Van Beukering foi oportunista para empatar aos 39 do segundo tempo. Três minutos depois, Schone virou o marcador e a situação na tabela: agora, basta aos holandeses uma vitória em casa sobre a já classificada Udinese em 18 de dezembro, para continuar na Uefa. No mesmo dia, o Spartak tem que secar os russos e bater o também tranqüilo Tottenham na Inglaterra.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação