postado em 09/12/2008 19:54
Em um grupo com tudo já definido desde a rodada passada, o torcedor que foi ao estádio Nou Camp, em Barcelona, nesta terça-feira, viu uma partida bem movimentada e cheia de gols. Com seu time reserva - já de olho no clássico contra o Real Madrid, no próximo domingo, pelo Campeonato Espanhol -, o time da casa sofreu a primeira derrota na Liga dos Campeões da Europa ao cair diante do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, por 3 x 2.Com 13 pontos e líder do Grupo C da competição, o técnico Pep Guardiola preferiu escalar seus reservas para ganhar ritmo de jogo. O desentrosamento mostrado em campo culminou com a vantagem do time ucraniano na primeira etapa - Gladky abriu o placar aos 31 minutos.
Na segunda etapa, o Shakhtar conseguiu ampliar a vantagem logo aos 13 minutos, novamente com Gladky. O Barcelona esboçou uma reação com o gol do lateral-esquerdo Sylvinho (ex-Corinthians) no minuto seguinte. No entanto, aos 31, Fernandinho (Atlético Paranaense) fez 3 a 1. Burgos ainda diminuiu novamente, aos 37, mas a reação espanhola parou por aí.
Com nove pontos, o Shakhtar Donetsk ficou na terceira colocação da chave e obteve a classificação à terceira fase da Copa da Uefa. No outro jogo do grupo, na Suíça, o Sporting derrotou o Basel por 1 a 0. Logo aos 19 minutos do primeiro tempo, Yannick fez o gol da vitória que deixou o clube português na vice-liderança, com 12 pontos. Os suíços terminaram a Liga dos Campeões na lanterna do grupo com apenas um ponto.