Superesportes

Já garantidos, Juventus e Real Madrid disputam a liderança

;

postado em 10/12/2008 09:03
Juventus e Real Madrid já estão garantidos nas oitavas-de-finais, porém entram em campo, nesta quarta-feira a partir das 17h45min, em confrontos válidos pela última rodada da fase de grupos, com um só objetivo: a liderança do Grupo H. BATE e Zenit, seus respectivos adversários, brigam pela vaga na Copa da Uefa.

A Juventus recebe o BATE Borisov, em Turim, e busca sacramentar a atual liderança. Com 11 pontos (3 vitórias e 2 empates), a Vecchia Signora segue invicta na competição e precisa de um empate para garantir a ponta do grupo. Nas cinco rodadas jogadas, a equipe italiana possui o melhor ataque (sete gols) e a melhor defesa (três sofridos) do Grupo H.

O experiente atacante Alessandro Del Piero continua como a principal referência da Juve. Com quatro gols, o italiano está um gol atrás de Steven Gerrard e Lionel Messi, artilheiros da Copa dos Campeões. Outro jogador importantíssimo para o treinador Cláudio Ranieri é o brasileiro Amauri, um dos destaques da equipe na temporada. O jovem Giovinco, líder de assistências (3) da Juventus na competição, também encanta a todos, e ganha cada vez mais espaço no time.

O único desfalque da Juve é o volante malinês Mohammed Sisioko, que suspenso pelo segundo cartão amarelo não enfrenta o BATE.

Praticamente eliminado das possibilidades de disputar a Copa da Uefa, o BATE Borisov tenta uma missão impossível no Estádio Olímpico de Turim. Não basta aos bielorrussos vencerem, eles precisam golear os italianos e torcerem pela derrota do Zenit, em Madri.

O BATE Borisov garantiu o título nacional há algumas semanas, portanto uma eliminação resultaria nas férias antecipadas. Vale lembrar, que na Bielo-Rússia a Juventus não conseguiu nada mais além de um empate por 2 x 2.

Real Madrid x Zenit

O Real Madrid recebe o Zenit, no Santiago Bernabéu, sem comandante. O alemão Bernd Schuster foi demitido nesta terça-feira e já não dirige a equipe no confronto frente aos russos. Com a vaga na mão, o Real Madrid torce por uma derrota da Juventus na Itália, o que resultaria na liderança do Grupo H, caso os ;Merengues; vençam o compromisso.

Sem Schuster, o Real já procura seu substituto. O principal nome é do espanhol Juande Ramos, ex-treinador do Sevilla. No comando da equipe de Luis Fabiano, Renato e Adriano, Ramos conquistou duas Copas da Uefa (2006 e 2007), uma Supercopa Européia (2006), uma Copa do Rei da Espanha (2007) e uma Supertaça Espanhola (2007). No seu último trabalho, o espanhol dirigiu o Tottenham Hotspur, da Inglaterra. Com os Spurs o treinador conquistou apenas uma taça, a Copa da Liga de 2008.

O Real também sofre com o departamento médico. Na última segunda-feira, a equipe perdeu o volante Diarra para o resto da temporada. O malinês sofreu uma grave lesão no joelho e ficará ausente por nove meses. Além do meiocampista, o Real Madrid não conta com o atacante holandês Van Nistelrooy, o zagueiro português Pepe e o espanhol, campeão na Eurocopa, Rúben De la Red.

Uma vitória é fundamental, principalmente para o psicológico dos espanhóis, pois no fim de semana o Real enfrenta seu maior rival, o Barcelona, em pleno Camp Nou. E para isso acontecer, é essencial uma boa atuação do atacante argentino Higuaín, destaque do Real Madrid na temporada e aniversariante deste dia 10 de dezembro.

O Zenit precisa de um empate para garantir sua vaga na Copa da Uefa, competição que conquistou na temporada passada.Portanto a equipe do treinador Dick Advocaat tenta salvar 2008 com a classificação à ;segunda copmpetição; do continente. Salvar, porque a equipe dos grandes investimentos terminou a Liga Russa em um modesto quinto lugar, 12 pontos atrás do campeão, Rubin Kazan.

A esperança dos russos é o trio Danny, Pogrebnyak e Arshavin. O primeiro custou 30 milhões de euros aos cofres do Zenit, Pogrebnyak é o grande artilheiro da equipe e Arshavin foi um dos melhores jogadores da Eurocopa deste ano e desde então é a principal referência do Zenit.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação