postado em 10/12/2008 17:09
Oito anos depois do Brasil, a Argentina decidiu implantar o uso de sprays em jogos do Torneio Clausura a partir de 2009. A idéia de coibir o avanço das barreiras em cobranças de falta surgiu de um jornalista esportivo do país vizinho, após uma pelada com os amigos.
Nesta quarta-feira, a Associação do Futebol Argentino (AFA) anunciou a mudança ao emitir um comunicado oficial. Os árbitros, agora, carregarão com um spray em aerosol de 115 gramas para delimitar os 9,15m em que a barreira deve se posicionar na hora das cobranças.
;Minha idéia surgiu em um jogo amador com os amigos;, comentou Pablo Silva, ;inventor; do spray e que em momento algum citou a medida utilizada no Brasil desde 2000, com a espuma que evapora do gramado após alguns minutos da aplicação. .
;Meu time estava perdendo por 1 x 0 aos 43 minutos do segundo tempo e tivemos uma falta a nosso favor. Mas a barreira ficou a menos de três metros da bola: o juiz não fez nada, a bola acertou o defensor, perdemos o jogo e eu voltei para casa revoltado;, complementou.
Faltando uma rodada para o fim do Torneio Apertura, a AFA informou também que os sprays não serão utilizados em nenhuma partida deste final de semana, no encerramento do primeiro turno do Campeonato Argentino. Apesar de eficiente, o aerosol continua não sendo reconhecido pela Fifa e sem poder ser usado em partidas internacionais.