postado em 10/12/2008 19:49
O Porto venceu o Arsenal por 2 a 0 nesta quarta-feira em jogo que valeu como a ;decisão; do grupo G da Liga dos Campeões da Europa. Como as duas equipes já haviam garantido a classificação com antecedência, o duelo desta quarta foi disputado apenas para definir a liderança da chave. A equipe portuguesa aproveitou a oportunidade de atuar em casa, no estádio do Dragão, para bater os ingleses e assumir a ponta. Para conquistar o triunfo, o Porto se mostrou mais ofensivo durante toda a partida.
O primeiro lance de perigo do jogo saiu dos pés de Bruno Alves, que fez a cobrança de falta de longe e exigiu boa defesa de Almunia. O Porto continuou tentando mostrar mais presença ofensiva, mas acabou levando um susto no contragolpe dos ingleses. Aos 24 minutos, Ramsey recebeu na área, limpou o defensor e chutou forte, mas o brasileiro Hélton se esticou para fazer ótima defesa. Depois de afastar o perigo, o goleiro reclamou com a defesa do espaço que os adversários tiveram na chegada à área.
O susto fez com que os donos da casa voltassem a ameaçar os ingleses. Aproveitando falha de Gallas, a bola ficou para Lisandro López, que finalizou com força e viu a bola bater no peito do arqueiro Almunia. No rebote, Denílson afastou o perigo da área.
Instantes depois, Raul Meirelles ganhou da defesa na intermediária e soltou um foguete, que passou ao lado da meta visitante. A insistência do Porto surtiu o efeito esperado, aos 38 minutos. Depois de cobrança de escanteio, Bruno Alves subiu mais que a defesa e cabeceou forte para as redes.
Na volta ao segundo tempo, o Porto não deu tempo para o Arsenal se ajustar em campo. Logo aos nove minutos, Lisandro López ampliou a vantagem aos donos da casa. Pouco depois, Cristian Rodrigues deu um lindo drible sobre Gallas, avançou pela esquerda e chutou cruzado, mas para fora.
Com a desvantagem no placar, o Arsenal passou a se arriscar mais na frente, mas acabou dando espaços para o Porto contra-atacar. Em uma das respostas dos portugueses, Cristian Rodrigues ganhou da defesa e invadiu a área para chutar novamente para fora.
O resultado levou o Porto para os 12 pontos na classificação do grupo G, ultrapassando o Arsenal, que encerrou a fase com 11. As duas equipes só voltam ao torneio em 2009, quando serão disputadas as fases de mata-mata da principal competição entre clubes da Europa.
Ainda nesta quarta-feira, os outros dois clubes da chave apenas cumpriram tabela. Atuando em casa, o Dínamo de Kiev superou o Fenerbahce por 1 x 0 e encerrou sua participação na fase de grupos do torneio, já que possui apenas oito pontos.
O gol da vitória foi marcado aos 20 minutos do primeiro tempo. Milevskyy fez a assistência para Eremenko chutar para as redes. Assim, a fase de grupos termina de forma melancólica para o time turco, que conta com os brasileiros Alex, Edu Dracena, Roberto Carlos e Deivid, além do uruguaio Lugano. O Fenerbahce se despede da fase de grupos sem ter conquistado nenhuma vitória. Com apenas dois empates nas seis rodadas, a equipe turca somou dois pontos.