postado em 11/12/2008 10:14
Esta quinta-feira (11/12) é um dia especial para o Grêmio. Exatamente em 11 de dezembro de 1983, o clube conquistava o maior título de sua centenária história: o Mundial Interclubes. O Tricolor gaúcho comemorará o feito em grande estio com um coquetel à noite na Sociedade Libanesa de Porto Alegre, onde os jogadores que participaram da vitória sobre o Hamburgo por 2 x 1 serão homenageados.
Antes, na parte da tarde, será realizada uma sessão de autógrafos no Estádio Olímpico com os atletas que participaram daquela partida. Além disso, será inaugurado painel em homenagem ao título e aos campeões. O departamento de marketing gremista também lança uma bola e uma camisa comemorativa para a taça mais importante da galeria do clube.
O confronto diante do Hamburgo foi tenso. Os gremistas saíram na frente com Renato Gaúcho. No fim da segunda etapa os alemães conseguiram o empate e levaram a decisão para a prorrogação. No início do tempo extra, novamente Renato Gaúcho foi às redes para pintar o mundo de azul, preto e branco.
Confira a ficha técnica da partida:
GRÊMIO 2 x 1 HAMBURGO
Local: Estádio Nacional de Tóquio (Japão)
Data: 11 de dezembro de 1983, domingo Árbitro: Michel Vautrot (França)
Assistentes: Toshikazu Sano (Japão) e Shizuhasu Nakamichi (Japão)
Cartões amarelos: Mazaropi, Caio, Renato e De León (Grêmio) ; Stein (Hamburgo)
Gols: GRÊMIO ; Renato Gaúcho, aos 37 minutos do primeiro tempo e aos três minutos do primeiro tempo da prorrogação
HAMBURGO ; Schroeder, aos 40 minutos do segundo tempo
GRÊMIO: Mazaropi, Paulo Roberto, Baidek, De León e Paulo César Magalhães; China, Osvaldo (Bonamigo) e Mário Sérgio; Renato Gaúcho, Tarciso e Paulo César Caju (Caio).
Técnico: Valdir Espinosa
HAMBURGO: Stein, Wehmeyer, Hieronymus, Jacobs e Schroeder; Groh, Rolff e Magath; Hartwig, Hansen e Wuttke.
Técnico: Ernst Happel