postado em 21/12/2008 13:22
Roma (Itália) - Piloto da Renault nas temporadas de 2005 e 2006, Giancarlo Fisichella foi o companheiro de Fernando Alonso nos dois campeonatos conquistados pelo piloto espanhol. Hoje na Force India, única equipe que não pontuou em 2008, o italiano admite que sente dificuldades para conviver com as últimas colocações.
'Mentalmente, foi muito duro', confessou Fisichella. 'Mas cada vez que eu entrava no carro, fazia o melhor possível. Esse é o meu trabalho e tenho que fazê-lo da melhor maneira. Só espero ter um carro melhor em 2009!', acrescentou o italiano. Ao longo de sua carreira, ele venceu três corridas, subiu ao pódio 18 vezes e marcou 267 pontos.
Em sua primeira temporada com o nome de Force India, a equipe antes conhecida como Spyker, Midland e Jordan passou a maior parte do tempo nas últimas colocações do grid, mas deu alguns sinais de melhora durante a temporada, como terminar a corrida entre os dez primeiros colocados na Espanha e ter Fisichella na liderança no Grande Prêmio de Cingapura.
'Foi uma temporada difícil e sabíamos que seria. De fato, no começo da temporada estivemos perto dos 16 primeiros e bem próximos dos pontos, bem igualados a equipes de construtores como a Honda e outras. Foi uma temporada dura. Às vezes, estávamos por um caminho bom e outras, perdíamos a direção. Nas últimas corridas, paramos o desenvolvimento do carro de 2008, então era muito difícil continuar pressionando', afirmou.
Otimista com o acordo entre a McLaren e a Force India para 2009, Fisichella listou os melhores momentos deste ano. 'A melhor posição foi um 10º lugar em Barcelona. Foi uma boa corrida e lutamos pela posição ao invés de esperar por abandonos', afirmou o italiano, que também recordou o Grande Prêmio de Cingapura e a qualificação em Monza. 'Entrar na segunda sessão foi uma grande conquista'. declarou.