postado em 26/12/2008 09:42
Geralmente um atleta com dificuldades em converter lances livres (tem 59% de aproveitamento em na NBA), Anderson Varejão foi essencial para a vitória do Cleveland Cavaliers nesta quinta-feira exatamente por causa desse fundamento. Jogando em casa, a equipe teve muitas dificuldades para bater o Washington Wizards (93 a 89), conseguindo a vitória muito em função do brasileiro, que converteu dois arremessos a 26 segundos para o fim da partida.
Justamente no dia em que o Boston Celtics foi derrotado pelo Los Angeles Lakers, os Cavs quase perderam grande chance de encostar nos alviverdes, líderes da Conferência leste. No fim, o time de Cleveland conseguiu cumprir o objetivo, com Varejão tendo desempatado o placar com seus lances livres ; a vantagem na seqüência viria aumentar devido a arremessos convertidos por Zydrunas Ilgauskas e Maurice Williams.
Entretanto, não foi apenas no momento da decisão que o antigo ala-pivô do Franca esteve bem. Ao converter cinco de sete chutes de quadra, ele terminou sua exibição com 30 minutos jogados e um double-double (dois dígitos em dois fundamentos) de 13 pontos e 13 rebotes.
Assim, Varejão foi recompensado pelo técnico Mike Brown com a chance de atuar até os minutos finais contra os Wizards e acabou elogiado ao fim do encontro. "Isso foi ótimo para ele dar um passo adiante e assumir a função de ir à linha de arremesso com um minuto para o fim e o time atrás no placar", disse Brown ao jornal News-Herald. "É fruto do que ele tem trabalhado. Ele deu duro durante a temporada e teve confiança para nos ajudar a vencer desta vez".
Em noite discreta de LeBron James, que esteve abaixo de sua média de pontos com 18 unidades, quem ajudou bastante os Cavs além do brasileiro foi Maurice Williams. O armador titular foi para os vestiários como cestinha dos mandantes, tendo anotado 24 tentos e seis assistências.
Pior time da Conferência Leste da NBA com apenas quatro triunfos conquistados, os Wizards estiveram próximos de calar Cleveland, porém falharam no minuto final, com Caron Butler cometendo um turnover quando tentava virar o marcador. Mesmo assim, os visitantes tiveram os dois maiores destaques individuais do confronto: Antawn Jamison (autor de 28 pontos e seis rebotes) e Mike James (26 tentos).