postado em 26/12/2008 08:54
As festas de fim de ano são os últimos momentos de fraternidade e recolhimento dos cartolas rubro-negros. Com a nova temporada, começa um desgastante processo eleitoral, que pode determinar mudanças no futebol rubro-negro. Insatisfeito com a saída do vice de finanças, José Carlos Dias, o vice de futebol, Kleber Leite, já admite deixar o cargo.
Na política, não há blindagem. Nos bastidores, um grupo de conselheiros exige explicações para a diferença de valores divulgada na venda de Renato Augusto. No balanço da empresa que tinha parte dos direitos do jogador, o total do negócio seria superior ao anunciado pelo Flamengo. As suspeitas teriam causado a renúncia de Dias e a precipitação do processo eleitoral. Quando o ano-novo chegar, não haverá mais motivo para festas na Gávea.
Diante do impasse, o clube anunciou apenas as contratações do zagueiro Douglas e do volante Willians, ambos do Santo André. Para complicar, Ibson, Jônatas e Josiel têm contratos que se encerram em julho. Diante das incertezas, Kleber Leite já anunciou que o Flamengo deve estar preparado para perdê-los. Juan, Leonardo Moura, Marcelinho Paraíba e Fábio Luciano estão protegidos por contrato ao longo de toda a temporada.
Botafogo
O lugar deixado por Jorge Henrique, atacante veloz e de baixa estatura, já tem um possível novo dono no Botafogo. Diante das dificuldades em renovar o empréstimo com o Sport, Carlinhos Bala tem a opção de voltar ao Cruzeiro, que detém seus direitos, ou acertar a transferência para o alvinegro carioca. Esta, no momento, é a opção mais provável, segundo o empresário do jogador, Valderez Ramalho. "O Botafogo está na dianteira", disse Ramalho, abrindo o leilão. "O Carlinhos é pernambucano e gostaria de ficar, mas o Sport ainda não apresentou nada. Estamos esperando".
Ainda presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas aceitou proposta para reassumir a direção executiva do Atlético-MG, cargo que ocupara antes de ser eleito no alvinegro carioca. Segundo a diretoria do alvinegro mineiro, ele será apresentado na segunda-feira, a três dias do fim do mandato no clube do Rio.
Fluminense/b>
O Fluminense acertou com Leandro Domingues e está perto de confirmar o meia Marquinho, do Figueirense. Ambos devem ser apresentados em 5 de janeiro. Mas a busca principal é a de uma espinha dorsal de qualidade, como em 2008. "Tínhamos Thiago Silva, Conca e Washington. Agora, contamos com o Luiz Alberto, capitão do time, e com o Conca. Precisamos de um atacante do mesmo nível ou melhor do que o Washington", disse o novo coordenador de futebol, Alexandre Faria. "Estamos atrás também de laterais-esquerdos".
Vasco
Edmundo, que parecia assunto decidido, voltou a ser tema delicado em São Januário. Ele passou as rodadas finais do Campeonato Brasileiro dizendo que encerraria a carreira, mas nos últimos dias deixou a diretoria vascaína numa saia-justa, ao afirmar que gostaria de continuar no clube. Ninguém quer entrar em choque com o ídolo, mas a opinião da cúpula em relação ao veterano atacante é clara. "Trazer o Edmundo de volta, com 37 anos, é botar o bode na sala", disse um dirigente. "A cabeça de Edmundo é insondável. Um dia, ele diz que quer ir embora; no outro, quer ficar. Não dá".