postado em 27/12/2008 12:15
Nem atletas que fizeram história em 2008 como Yelena Isinbaeva e Lewis Hamilton têm conseguido interromper a avalanche de honrarias ganhas por Rafael Nadal. Vencedor dos prêmios espanhóis Príncipe das Astúrias e Prêmio Internacional do Esporte, o número um do tênis mundial foi eleito também o melhor esportista europeu da temporada, de acordo com votação promovida por um grupo de 17 agências internacionais.
Com oito títulos conquistados em 2008, um número recorde em sua carreira, Nadal não só manteve seu domínio em Roland Garros com seu quarto título consecutivo como também encerrou a hegemonia de Roger Federer, que acabou derrotado na final de Wimbledon e perdeu a liderança do ranking de entradas para o espanhol. Para fechar, o tenista assegurou ainda a medalha de ouro nas Olimpíadas de Pequim.
Em função de tantos feitos, o jovem de 22 anos acabou agraciado pelas agências como o melhor atleta europeu do ano. Ele venceu a eleição, realizada periodicamente desde 1958 e coordenada pela polonesa PAP, com 146 pontos, deixando a saltadora russa Yelena Isinbaeva, que se sagrou bicampeã olímpica, na segunda colocação com 126. Mais novo campeão da Fórmula 1, Lewis Hamilton ficou em terceiro, tendo somado 101 unidades.