postado em 27/12/2008 13:47
O título mundial de Lewis Hamilton na Fórmula 1 não bastou para que ele fosse eleito o melhor piloto de 2008 pelo diário italiano La Gazzetta dello Sport. Apesar da conquista, o inglês acabou superado por Fernando Alonso, quinto colocado do campeonato.
Segundo a publicação, a justificativa principal para a eleição de Alonso é que ele ;não partia com o melhor carro da Fórmula 1;, diferentemente dos rivais Hamilton e Felipe Massa, que acabaram colocados respectivamente nas segunda e terceira posições. ;Os campeões são vistos quando guiam carros inferiores;, argumenta a Gazzetta, que ressaltou ainda que o espanhol foi o piloto que mais pontuou nas últimas seis corridas da temporada: 43 pontos, contra 33 do brasileiro e 28 do inglês.
Para fechar, o principal jornal esportivo do país europeu aproveitou a oportunidade para manter na mídia o namoro entre o bicampeão mundial e a Ferrari, garantindo que, caso ele tivesse defendido a equipe de Maranello, ;o título certamente seria seu;. Nesse contexto, destaque ainda para a lembrança de que o presidente ferrarista Luca di Montezemolo não descartou a possibilidade de contar com o piloto no futuro, na tradicional conversa de fim de ano com os jornalistas locais.
Além do pódio que é completo por Hamilton e Massa, a eleição italiana ainda dá espaço às ascensões de Robert Kubica, considerado ;pronto para o título se a BMW o ajudar;, e Sebastian Vettel, que provou que ;anda forte com qualquer carro, em quaisquer condições;.
Apesar do grande número de críticas que recebeu durante o ano, Kimi Raikkonen ainda foi o sexto melhor piloto do campeonato para a Gazzetta dello Sport. Fecharam o top 10 dos italianos Nick Heidfeld, Jarno Trulli, Timo Glock e Heikki Kovalainen.