postado em 28/12/2008 11:05
Apenas o décimo colocado da Conferência Oeste, o Memphis Grizzlies esteve muito próximo de encerrar a reação do San Antonio Spurs na temporada 2008/09. Mesmo jogando fora de casa, os azarões surpreenderam e exigiram dos rivais texanos duas prorrogações até a quinta vitória seguida da equipe ser garantida: 106 x 103.
Para quem esperava a construção de um tranqüilo resultado positivo para os donos da casa em San Antonio, houve uma grande surpresa. Seguro, o jovem time dos Grizzlies deu muito trabalho aos favoritos, que venceram graças a sua grande força defensiva: não sofreram pontos nos últimos 50 segundos do jogo, com direito a tocos de Michael Finley e Kurt Thomas.
Na dramática partida, os Grizzlies tiveram boas chances de vencer ainda no tempo regulamentar, visto que após erro em arremesso de Manu Ginóbili Marc Gasol teve a bola do jogo em suas mãos no estouro do cronômetro, mas a desperdiçou. Na primeira prorrogação, novamente o pivô espanhol poderia ter sido decisivo, porém um equívoco em um lance livre manteve o placar empatado.
Embora não tenham mostrado o alto nível de jogo que vinha marcando suas apresentações, os Spurs tiveram muito a comemorar, visto que pela primeira vez em 2008/09 alcançaram a vice-liderança do Oeste. Melhor ainda: com cinco triunfos consecutivos e apenas duas derrotas nas últimas 13 partidas disputadas, a equipe já deixa bem para trás o péssimo início de temporada.
Dentro de quadra, o grande nome foi o de Tony Parker, armador francês que saiu como o cestinha com 32 unidades. Sempre regular, Tim Duncan colaborou com mais 29 pontos, ainda que não tenha brilhado no garrafão desta vez ; apenas cinco rebotes. Saindo do banco de reservas, Ginóbili perdeu a chance no quarto período de dar menos sofrimento à torcida da casa, porém se destacou com 20 tentos.
Pelos Grizzlies, que seguem fora da zona de classificação aos playoffs da conferência, O.J. Mayo teve bom rendimento: atleta que mais permaneceu em ação no embate (incríveis 52 minutos), o armador pontuou por 19 vezes. Marc Gasol, por sua vez, assegurou um double-double (dois dígitos em dois fundamentos) de 15 pontos e dez rebotes.
Confira todos os resultados da NBA neste sábado:
San Antonio Spurs 106 x 103 Memphis Grizzlies
Atlanta Hawks 129 x 117 Chicago Bulls
Charlotte Bobcats 103 x 114 New Jersey Nets
Washington Wizards 104 x 95 Oklahoma Thunder
Minnesota Timberwolves 94 x 118 Orlando Magic
Houston Rockets 120 x 115 Utah Jazz
Milwaukee Bucks 76 x 87 Detroit Pistons
Portlant Trail Blazers 102 x 89 Toronto Raptors