postado em 28/12/2008 12:22
No jogo que abriu a 20ª rodada do Campeonato Inglês, o Liverpool goleou o Newcastle por 5 x 1 fora de casa e garantiu a sua permanência na liderança, agora com 45 pontos, quatro a mais que o Chelsea, que joga ainda neste domingo (28/12). Já os anfitriões, com só 22, seguem ameaçados pelo rebaixamento.
Mesmo jogando no Saint James Park, os Reds, que tiveram o brasileiro Lucas como titular, dominaram a partida desde o início e só não construíram boa vantagem graças ao goleiro irlandês Given, que salvava os donos da casa de todas as formas.
Logo aos nove minutos, Kuyt recebeu de Gerrard dentro da área e chutou bem, mas Given defendeu no reflexo. No minuto seguinte, foi a vez de o meia inglês tentar, novamente parando nas mãos do goleiro.
A defesa mais difícil de Given, porém saiu aos 19 minutos. Após escanteio da direita, Lucas subiu mais que a defesa e cabeceou da pequena área no contrapé do goleiro, que mesmo assim fez uma intervenção milagrosa.
O goleiro, assim, só foi vazado aos 30 minutos. Após boa troca de passes do ataque do Liverpool, Benayoun avançou pela direita e cruzou para Gerrard, que fuzilou Given e abriu o placar. Cinco minutos depois veio o segundo. Gerrard cobrou escanteio na cabeça do zagueiro Hyypia, que desviou para ampliar.
O finlandês quase marcou novamente aos 41, após novo cruzamento de Gerrard, mas desta vez Given defendeu. No fim, aos 47, o Newcastle usou da mesma moeda para descontar. Após cruzamento da direita, o canadense Edgar venceu a disputa pelo alto e cabeceou sem chances para Reina.
O segundo tempo seguiu com ritmo acelerado. Logo aos quatro minutos, após bate-rebate na área, Babel desviou de Given e fez o terceiro dos visitantes. O Newcastle não jogou a toalha e quase marcou aos 15, quando Geremi, que tinha acabado de entrar, acertou o travessão em cobrança de falta.
Seis minutos depois, contudo, o Liverpool fechou o caixão dos anfitriões: após lançamento primoroso de Lucas, Gerrard saiu de frente com Given e tocou com categoria para marcar o quarto do time de Rafa Benítez e seu segundo na partida.
Gerrard foi substituído e deixou o campo ovacionado pela torcida visitante. Mesmo sem seu astro, o Liverpool marcou mais um. Aos 30 minutos, Edgar derrubou Ngog na área. Pênalti, que, na ausência do capitão dos Reds, foi cobrado com perfeição pelo espanhol Xabi Alonso.
Com a boa vantagem, o Liverpool reduziu o ritmo e passou a trocar passes à espera do apito final. Mesmo assim, a dois minutos do fim, Lucas quase deixou o seu de cabeça, mas Given defendeu de novo.
Os dois times voltam a campo pelo Inglês apenas no dia 11 de janeiro. O Liverpool tenta manter a liderança ante o Stoke City, fora de casa, enquanto o Newcastle recebe o também ameaçado West Ham.
Confira os jogos deste domingo do Campeonato Inglês:
Domingo
Newcastle 1 x 5 Liverpool
12h00 Arsenal x Portsmouth
12h00 Bolton x Wigan
12h00 Everton x Sunderland
12h00 Fulham x Chelsea
12h00 West Bromwich x Tottenham
12h00 West Ham x Stoke City
14h15 Blackburn x Manchester City