postado em 29/12/2008 09:33
A informação divulgada pela Gazzetta dello Sport de que Ferrari e Fernando Alonso teriam um acordo fechado válido a partir de 2011 já causa alvoroço nos bastidores da Fórmula 1. Giancarlo Minardi, fundador e diretor geral da tradicional equipe que levava seu sobrenome, mostrou muita satisfação ao ler o jornal italiano, garantindo que a parceria não deve ter dificuldades para superar Lewis Hamilton.
Curiosamente, a estréia de Alonso na elite do automobilismo mundial foi dada na própria Minardi, em 2001, quando o então piloto de testes da Renault foi cedido ao modesto time e não marcou pontos na temporada. Conhecedor como poucos, portanto, do talento do bicampeão da Fórmula 1, Giancarlo comemorou o provável futuro vermelho do antigo pupilo.
"Dois anos demoram demais e, como Fernando não perdeu o gosto pela vitória, porque esperar tanto?", perguntou-se o empresário em entrevista à própria Gazzetta publicada nesta segunda-feira. "Brincadeiras à parte, sei que há contratos em jogo e apenas a Ferrari sabe o que aconteceu com Kimi Raikkonen no último campeonato", emendou, em referência àquele que deixaria Maranello para a chegada do espanhol.
"Não vejo Alonso desde o GP da Itália (disputado em setembro passado), então não falamos sobre o seu futuro. Porém, não há dúvidas de que um piloto desse gênero ficaria cômodo na Ferrari: no fundo ele é o que até agora deu mais trabalho a Hamilton e, com a paridade de equipamentos, poderia batê-lo tranqüilamente".
Também consultado pelo jornal italiano, Gabriele Tredozi, ex-diretor técnico da Minardi e atualmente comentarista de televisão, também se mostrou convicto de que a dupla daria muito certo.
"Seria como colocar em casa um outro Schumacher", cravou. "(Alonso) é veloz, lúcido e tecnicamente forte, mas sobretudo tem uma constância sem igual. Ele nunca teve altos e baixos durante suas temporadas, a não ser por causa da pouca competitividade do carro, e é capaz de superar as situações mais difíceis".
Outro nome forte do automobilismo mundial que falou à Gazzetta, o ex diretor técnico da Ferrari Cesare Fiorio acompanha Giancarlo Minardi ao dizer que as coisas se complicariam para o atual campeão da Fórmula 1 caso o negócio entre Ferrari e o espanhol seja mesmo concretizado.
"Em uma situação parecida, Eu não teria dúvidas: preferiria contratar Alonso, que para mim continua sendo o melhor piloto em circulação. Melhor até que Lewis Hamilton. Os dois se equivalem em velocidade, porém Fernando erra menos. Ele e a Ferrari representariam um binômio excepcional", disse o italiano, responsável por conceder ao bicampeão seu primeiro teste na categoria, em 1999.