Superesportes

Para vencer a São Silvestre, campeões recomendam calma na largada

;

postado em 29/12/2008 18:36
Mais do que um excelente preparo físico, a São Silvestre exige boa estratégia e controle psicológico. Na véspera da 84; edição da tradicional disputa pelas ruas da capital paulista, alguns dos atletas que já cruzaram a linha de chegada na primeira colocação recomendam calma no início do percurso de 15km para chegar com energia suficiente nos momentos decisivos.

O brasileiro Emerson Iser Bem foi o único atleta capaz de romper a hegemonia do queniano Paul Tergat, pentacampeão entre 1995 e 2000. Ex-lavrador e entregador de leite, ele se manteve entre os primeiros colocados com um ritmo forte e bateu o rival que lutava pelo tricampeonato apenas na entrada da Avenida Paulista, no ponto alto da São Silvestre de 1997.

;Tem que tomar cuidado com o começo da prova muito forte. Nem todos conseguem sustentar esse ritmo competitivo do meio para o final. Desde o começo dos anos 90, a gente tem visto que o pessoal que exagera e sai muito forte na largada é surpreendido no final por alguém que ninguém espera;, diz o atleta, lembrando da própria vitória sobre Paul Tergat. ;Da lista de dez favoritos, pode ter certeza que uns quatro vão quebrar;.

Hoje treinador, Iser Bem verá cerca de 30 de seus alunos na disputa da São Silvestre. As esperanças do ex-corredor estão depositadas em Luiz Paulo Antunes, bicampeão da Gonzaguinha. ;Quem quer vencer tem que andar na frente o tempo todo, porém é possível fazer uma corrida conservadora no começo e pegar quem quebra no final. No dia da prova, você tem que sair o mínimo possível da sua rotina;. receitou.

Maria Zeferina Baldaia usou a estratégia ditada por Iser Bem para conquistar o título da edição de 2001 da São Silvestre. Sem a queniana Lydia Cheromey, campeã no ano anterior, ela viu o favoritismo ser assumido por Margaret Okayo, então campeã da Maratona de Nova York. Com fôlego nos quilômetros finais da prova, a brasileira superou a rival do Quênia e subiu no lugar mais alto do pódio.

;A largada é muito rápida e muitos saem desesperados;, diz Baldaia. Em busca do bicampeonato da São Silvestre, ela veio de Ribeirão Preto para São Paulo na tarde desta segunda-feira. ;As meninas que vão brigar pelo pódio vão estar um pouco para trás até o terceiro, quarto ou quinto quilômetro. É ali que a prova realmente começa;, explica a atleta.

Hoje presidente da Federação de Atletismo de Brasília, Carmen Oliveira fez história em 1995 ao romper um tabu de 20 anos de domínio estrangeiro e se tornar a primeira brasileira a ganhar a São Silvestre. Depois de disputar a prova pela primeira vez em 1984, ela colecionou quatro vice-campeonatos nos anos de 1985, 1990, 1992 e 1993 e marcou presença nos Jogos Olímpicos de Barcelona e Atlanta.

;A estratégia da vitória é não perder as favoritas de vista. Assim que a líder der um passo, tem que pisar logo atrás, como um aviso de que está chegando;, receita Oliveira, responsável por abrir caminho para Roseli Machado, Maria Zeferina Baldaia, Marizete de Paula Rezende e Lucélia Peres. ;O atleta tem que estar bem preparado. Eu vejo a São Silvestre como prova de velocidade, não somente de resistência;, afirmou.

O último brasileiro a vencer a prova foi Franck Caldeira, campeão na temporada de 2006. Ele chegou como principal favorito para a 82; edição da São Silvestre e não decepcionou. Sem grandes dificuldades, o atleta dominou a prova durante praticamente todo o percurso. Ao desembarcar em São Paulo vindo de Minas Gerais nesta segunda-feira, ele deu dicas para quem pretende apenas se divertir na corrida.

;Para o amador, o importante é prestar atenção no que foi feito de treinamento e não exagerar no ritmo. A alimentação e o descanso são importantes. Tem que tomar cuidado nos três primeiros quilômetros e não fazer muita força, porque no final tem uma subida terrível. Sentiu que não dá, pára ou vai até onde der, pense na próxima, terão várias São Silvestres;, afirmou o corredor que busca o segundo título.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação