Superesportes

Portugal e Espanha devem lançar candidatura única para Copa do Mundo de 2018

;

postado em 02/01/2009 19:45
Depois de Coreia do Sul e Japão dividirem a organização da Copa do Mundo de 2002, os Mundiais podem ter mais uma edição com dois anfitriões em 2018. Dirigentes portugueses e espanhóis têm realizado reuniões para lançar ainda em janeiro uma candidatura ;ibérica; para a principal competição do futebol.

A informação foi confirmada nesta sexta-feira pelo presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madail, que revelou manter conversas frequentes com cartolas do país vizinho para que o projeto se torne oficial ainda neste mês.

"Talvez tenhamos alguma novidade já em janeiro. O nosso parceiro ibérico já demonstrou querer que Portugal participe", disse à rádio portuguesa Antena 1 o mandatário lusitano, mantendo cautela principalmente diante das declarações do presidente de Portugal, Anibal Cavaco Silva, que já avisou: a Copa não será prioridade.

"O Mundial é uma coisa séria que só se poderá levar adiante sob determinadas circunstâncias. É preciso apoio governamental e todo um conjunto de negociações, que não serão fáceis", alertou Madaíl, que pode ficar contente ao menos pela aprovação de 85% do povo lusitano para sediar a competição.

Como trunfo para organizar o principal torneio de seleções do mundo, Portugal conta com o elogiado trabalho na Eurocopa de 2004. Além disso, a união com os espanhóis representa uma importante divisão de gastos em meio à crise econômica mundial.

Além dos ibéricos, Holanda e Bélgica já anunciaram que querem repetir na Copa de 2018 a parceria da Euro de 2000. Japão, Catar, China, Austrália, Rússia e Estados Unidos também manifestaram vontade de abrigar a Copa que sucederá o Mundial no Brasil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação