Buenos Aires - Depois do cancelamento da prova do ano passado por causa de ameaças terroristas e de ter sido obrigado a abandonar seu habitat natural, o Rali Dacar tenta renascer a partir de hoje, quando será dada a largada para a 30; edição de sua história. Desta vez, a disputa será longe da Europa e da África, onde sempre aconteceu. Os 521 veículos participantes irão percorrer a Argentina e o Chile, com saída e chegada em Buenos Aires, depois de 9.574 quilômetros de trajeto.
Longe das areias do famoso e temido deserto do Saara, o Rali Dacar terá 16 dias de aventura pelas paisagens mais inóspitas e perigosas da Argentina e do Chile. Os competidores ; nas motos, carros, caminhões e quadriciclos ; enfrentarão a altitude da cordilheira dos Andes, as dunas íngremes do deserto do Atacama e o forte calor do verão no Hemisfério Sul. E a primeira etapa, entre Buenos Aires e Santa Rosa de la Pampa (ARG), prevê 371 quilômetros de trecho cronometrado, hoje.
Ao todo, 18 brasileiros irão disputar o rali, um recorde na história da competição. Nas motos, são cinco representantes: João Tagino, Carlos Ambrósio, Dimas Mattos, Rodolpho Mattheis e José Hélio. Nos carros, haverá quatro duplas de pilotos e navegadores: Jean Azevedo/Youssef Haddad, Guilherme Spinelli/Marcelo Vivolo, Paulo Pichini/Lourival Roldan e Reinaldo Varela/Marcos Macedo. Nos caminhões, André Azevedo e Maykel Justo formam trio com o tcheco Jaromir Martinec, enquanto Jadeilson Silva de Araújo e Giovanni Lima Godoi estão ao lado do espanhol Salvador Servia Costa. E nos quadriciclos, Carlos Collet é o único nome do país.
;Não consigo imaginar qual será a sensação de cruzar a rampa de largada. Eu e o Guilherme estaremos ao lado dos melhores do mundo. Por mais que tenhamos trabalhado e nos preparado muito, desta vez tudo parece ser diferente e maior;, admitiu Marcelo Vivolo, que será o navegador do piloto Guilherme Spinelli numa das equipes brasileiras na categoria dos carros.
Protestos
Para receber o Rali Dacar, o governo argentino armou o maior esquema de segurança visto no país desde a Copa do Mundo de 1978. Entre as Forças Armadas e a polícia, o contingente destinado ao evento envolve 22 mil pessoas. Mas nem isso deve livrar a prova de protestos programados por opositores da política agrária da presidenta Cristina Kirchner.
Associações ruralistas na província de La Pampa já anunciaram que realizarão manifestações ao longo do trajeto da competição, para protestar contra a política agrária do governo. Os manifestantes levarão cartazes em inglês e francês, numa tentativa de aproveitar a repercussão do evento, que contará com a cobertura de cerca de 1,3 mil jornalistas de todo o mundo.
Luis Serradel, um dos líderes da manifestação, garantiu que os protestos serão pacíficos e que não serão bloqueadas as estradas por onde passa a caravana do rali. A intenção, segundo ele, é de ;mostrar o que acontece na agricultura argentina, assolada pela constante intervenção estatal;.
Diversas ONGs ambientalistas e grupos de arqueólogos e paleontólogos declararam que a entrada dos veículos em parques nacionais coloca em risco a natureza e os vestígios arqueológicos. Mas o coordenador do Rali Dacar na Secretaria de Turismo da Argentina, Leonardo Boto, afirmou que a competição não ameaça o patrimônio nacional.
Perigo
A largada para a primeira edição da prova ocorreu em 26 de dezembro de 1978. Dos 170 participantes que saíram de Paris naquele ano, apenas 69 chegaram a Dacar, no Senegal. O rali sempre foi desafiador e exigiu o máximo dos pilotos e das máquinas, tanto que já provocou a morte de 19 pilotos.
Além da capital francesa, os competidores já tiveram de largar de outras cidades da França e da Espanha, e até mesmo de Lisboa, em Portugal, local da partida da edição de 2007. A preocupação com a segurança dos participantes exigiu que a caravana passasse por países distintos da África a cada ano e, em 2008, a organização cancelou a corrida por medo de ataques terroristas na Mauritânia.
Os Brasileiros
MOTOS
JOSÉ HÉLIO GONÇALVES RODRIGUES FILHO
Idade: 29 anos
Principais resultados: Tetracampeão do Rally dos Sertões e campeão das categorias Prodution e da 450 em etapas do Rally Por Las Pampas. Participou do Rally da Tunísia e de duas etapas do Dakar Series, em 2008
Categoria: Extreme 450
Veículo: Honda
Número na prova: 25
RODOLPHO MATTHEIS
Idade: 26 anos
Principais resultados: Três participações no Rally Por Las Pampas
Categoria: Maraton
Veículo: KTM 450
Número na prova: 39
DIMAS MATTOS
Idade: 44 anos
Principais resultados: Com doze participações no Rally dos Sertões, uma participação no Rally do Egito e no Rally da Tunísia, é tri-campeão paulista de enduro, campeão brasileiro de rali e campeão brasileiro de Baja
Categoria: Maraton
Veículo: KTM 690
Número na prova: 131
CARLOS AMBRÓSIO
Idade: 42 anos
Principais resultados: Vice-campeão do Rally dos Sertões em 2006, na categoria Production Aberta, e sétimo lugar no ranking geral. Participou três vezes do Rally Por Las Pampas e em duas delas conquistou o primeiro lugar na categoria até 450cc
Categoria: Super Production
Veículo: KTM 530 EXC
Número na prova: 133
JOÃO TAGINO
Idade: 39 anos
Principais resultados: Tricampeão do Rally Bolpebra (Bolívia-Peru-Brasil)
Categoria: Super Production
Veículo: Honda CRF 450x
Número na prova: 201
FABRIZIO BIANCHINI
Idade: ;
Principais resultados: Vice-campeão do Rally dos Sertões em 2005
Categoria: Production
Veículo: KTM
Número na prova: 221
CARROS
JEAN AZEVEDO
Idade: 33 anos
Principais resultados: Nove participações no Rally Dakar, onde foi campeão em 1997, na categoria Moto Production
Categoria: T1.1
Função: piloto
Veículo: Pajero Full
Número na prova: 319
E
YOUSSEF HADDAD
Idade: 33 anos
Principais resultados: Formou dupla com Jean Azevedo em 2008 e os dois foram campeões do Rally Cerapió
Categoria: T1.1
Função: navegador
Veículo: Pajero Full
Número na prova: 319
GUILHERME SPINELLI
Idade: 36 anos
Principais resultados: Tetracampeão do Campeonato Brasileiro de Rali Cross-country, bicampeão do Rally dos Sertões, possui diversos títulos no Mitsubishi Cup, Taça Brasil de Rali, Copa Baja e ralis de velocidade
Categoria: T1.2
Função: piloto
Veículo: Mitsubishi Pajero Evolution
Número na prova: 322
E
MARCELO VÍVOLO
Idade: 25 anos
Principais resultados: Bicampeão do Rally dos Sertões e quatro vezes campeão brasileiro. Tem diversas conquistas na Copa Baja e Taça Brasil de Rali
Categoria: T1.2
Função: navegador
Veículo: Mitsubishi Pajero Evolution
Número na prova: 322
PAULO PICHINI
Idade: ;
Principais resultados: Campeão do Campeonato Paulista de Rali Cross-country na categoria Super Production
Categoria: T1.2
Função: piloto
Veículo: Mitsubishi Pajero 3.2 (DiD)
Número na prova: 444
E
LOURIVAL ROLDAN
Idade: 50 anos
Principais resultados: Campeão brasileiro de rali de velocidae
Categoria: T1.2
Função: navegador
Veículo: Mitsubishi Pajero 3.2 (DiD)
Número na prova: 444
REINALDO VARELA
Idade: ;
Principais resultados: Atual campeão do Rally dos Sertões na categoria Super Production e a melhor dupla brasileira (com Marcos Macedo) classificada no geral da competição, na terceira colocação
Categoria: T1.2
Função: piloto
Veículo: Mitsubishi L200 RS
Número na prova: 462
E
MARCOS MACEDO
Idade: 37 anos
Principais resultados: Atual campeão do Rally dos Sertões na categoria Super Production e a melhor dupla brasileira classificada no geral da competição, na terceira colocação
Categoria: T1.2
Função: navegador
Veículo: Mitsubishi L200 RS
Número na prova: 462
CAMINHÃO
ANDRÉ AZEVEDO
Idade: 49 anos
Principais resultados: Campeão da categoria Maratona no Dakar, em 1991. Como navegador de carros, conquistou dois títulos do Rally dos Sertões.
Função: piloto
Veículo: Tatra 815 Dakar Terrno
Número na prova: 504
E
MAYKEL JUSTO
Idade: 28 anos
Principais resultados: Campeão do Campeonato Paulista de Cross-Country, em 2006.
Função: piloto
Veículo: Tatra 815 Dakar Terrno
Número na prova: 504
Obs: André Azevedo e Maykel Justo terão um terceiro companheiro no Rali Dacar Argentina-Chile. O tcheco Jaromir "Mira" Martinec, 34 anos, será o segundo navegador da equipe.
GIOVANNI LIMA GODÓI
Idade: 39 anos
Função: navegador
Veículo: Mercedes
Número na prova: 525
Obs: Giovanni será o navegador do piloto espanhol Salvador Servia Costa. A equipe terá ainda mais um brasileiro, Jadeílson Silva de Araújo, que trabalhará como mecânico.
QUADRICICLOS
CARLO COLLET
Idade: 46 anos
Principais resultados: pentacampeão do Rally dos Sertões na categoria quadriciclos. Tem sete títulos do Campeonato Brasileiro de Rali Cross-country, também nos quadriciclos. Sete vezes campeão brasileiro de Rali Cross-country, na categoria Carros.
Veículo: Can-An Rengate
Número na prova: 274