postado em 07/01/2009 08:24
A Liga Nacional de Basquete (LNB) divulgou ontem, depois de um encontro realizado em São Paulo, com a presença de representantes dos 15 clubes participantes, a tabela do torneio, batizado de Novo Basquete Brasileiro (NBB). A competição, nascida depois da criação da LNB, em meados do ano passado, substituirá o Campeonato Nacional masculino, que antes era organizado pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB). O torneio será organizado pelos próprios clubes, com o apoio da CBB e com uma parceria com a Rede Globo.
O Universo-BRB, campeão da edição 2006/2007 do Nacional e vice-campeão do torneio no ano passado, mais uma vez montou um time forte para tentar chegar ao bicampeonato, com destaque para o retorno do ala Alex Garcia, um dos maestros da conquista de 2006/2007. O time candango estreia em 28 de janeiro, às 20h, contra o Assis, em Brasília, no Ginásio da Asceb (904 Sul). Dois dias depois, a equipe volta a quadra, no mesmo horário e novamente na Asceb, desta vez para enfrentar o Bauru (veja tabela).
Para o presidente da LNB, o iraniano naturalizado brasileiro, Kouros Monadjemi, o campeonato que começa no fim do mês nasce com muita força e marcado pela união dos clubes. ;A expectativa é a melhor possível;, comemorou Kouros. ;Todo muito está apoiando a competição. Há uma união de todos e temos tudo para termos um dos melhores campeonatos dos últimos anos. Todo o apoio que a gente imaginou está sendo dado. Com certeza, teremos um ótimo campeonato;, completou o dirigente.
O novo campeonato brasileiro terá dois turnos. O primeiro vai até 20 de março. O returno tem jogos até 13 de maio. A fase de playoffs ; com quartas-de-final, semifinal e final, sempre em séries melhor-de-cinco jogos ; começa em 17 de maio. Com isso, a competição poderá seguir até 16 de junho, dependendo dos resultados. Além dessas partidas, a tabela também prevê, entre o primeiro e o segundo turnos, a realização de um Jogo das Estrelas, em 22 de março.
Para Lula Ferreira, técnico do Universo, que também integra o conselho técnico da LNB, o sorteio da tabela do torneio foi inédito no país. ;Conseguimos fazer uma tabela numérica, a partir de critérios discutidos pelos clubes, e feita por sorteio diante de todos os integrantes do campeonato. É a primeira vez que fazemos uma tabela por sorteio de um campeonato nacional.;
Liga das Américas
Antes de começar no brasileiro, entretanto, o Universo tem um desafio fora do país. Entre 14 e 16 deste mês, a equipe disputa, em Sunchales, na Argentina, a primeira fase da Liga das Américas. Para avançar no torneio, o Universo terá de superar o Flamengo, atual campeão nacional, os donos da casa, do Libertad Sunchales, e os chilenos do Deportes Castro (veja tabela).
Para o armador Ratto, que desde 1991 disputa competições nacionais e já defendeu diversos clubes, o torneio deste ano tem tudo para ser empolgante. ;Acho que pela primeira vez o basquete está tendo um movimento de senso comum para resgatar o esporte no Brasil. Acho que vai surtir efeito. Acredito que teremos um ótimo campeonato brasileiro;, confia.
Para ele, a Liga das Américas será muito oportuna para que a equipe ganhe mais ritmo de jogo antes da estreia no torneio nacional. ;Acho que não vamos ter problema para a estreia contra o Assis, no dia 28, porque estaremos vindo de uma boa sequência de jogos na Argentina. Quando o Brasileiro começar, já vamos estar com um bom entrosamento;, ressaltou.
Outro que está animado, tanto para jogar a Liga das Américas como para começar a disputa do nacional é o ala Arthur, que desde 2002 disputa campeonatos brasileiros e foi campeão com o Universo. ;A proposta do torneio é boa. O basquete estava precisando de algo assim e acho que este modelo, que já deu certo em outros países, tem tudo para funcionar aqui no Brasil. Todos os jogadores estão com esperança de que dê certo e acho que vamos ter um campeonato bem legal.;