postado em 08/01/2009 10:39
Sete membros do primeiro escalão da diretoria rubro-negra, nove emissoras de rádio, cinco de televisão, três jornais, três repórteres de portais da internet, vários fotógrafos. Há muito tempo alguém não provoca tanto frisson no futebol pernambucano como fez ontem Paulo Baier em sua apresentação oficial. O objetivo era conseguir a melhor imagem, informação, o louro pela contratação de maior densidade do ano. Assédio encarado com extrema naturalidade pelo atleta, que deixou a impressão de simplicidade e boa índole, algo raro no futebol hoje em dia.
Antes da apresentação, o presidente Sílvio Guimarães se derreteu em elogios ao jogador, não só pela inegável qualidade técnica. Fez questão de mostrar a proposta recebida por Baier do Al Ain Sports, da Arábia Saudita, quando já havia acertado verbalmente com o Leão. Por um ano, o meia receberia US$ 1 milhão. "Ele recusou. Isso mostra que ainda existem jogadores de caráter", destacou o presidente, que, assim como os demais diretores presentes, acompanhou toda a entrevista coletiva, algo incomum.
Paciente e solícito, Baier atendeu a todos. Tratou com tranqüilidade a recusa à proposta milionária da Arábia. "Quando fui para o Palmeiras aconteceu algo parecido. O São Paulo apareceu com algo melhor, mas tinha dado a palavra e tinha que cumprir, para mim é o que vale. Como aconteceu agora. Tenho certeza de que fiz a escolha correta. Estou bastante motivado e espero dar muitas alegrias para o torcedor", afirmou o atleta.
Em sua autodefinição, Baier escolheu a tranqüilidade para determinar o seu estilo e mostrou ser um atleta de grupo. "O Sport tem uma base e não é o time que precisa se adaptar. Eu é que tenho que me adaptar ao time", afirmou. A "adaptação" começa hoje. O meia será apresentado ao elenco e começa a treinar. A sua expectativa é recuperar a condição física de jogo em um período de 10 a 15 dias. Se a previsão estiver correta, a estréia de Baier com a camisa leonina deverá acontecer contra o Sete de Setembro, na Ilha, na quarta rodada do Estadual.
Libertadores - A participação do Sport na Libertadores foi determinante para a contratação de Paulo Baier. O jogador deixou isso bem claro desde a sua primeira entrevista, ainda em Goiás, e garante que não está pensando apenas em participar da competição. "O Sport vai surpreender", acredita. "É uma competição de marcação forte, onde a pressão é maior. Tem o estilo da Copa do Brasil, mas com mais pegada".
Nem a pouca quantidade de reforços anunciada até o momento pela diretoria abala a confiança do novo reforço. Além dele, o Sport trouxe o volante Hamilton, o lateral Jonas, e os atacantes Guto e Roberto Ovelar - os três últimos desconhecidos. Em sua avaliação, o atual elenco rubro-negro é qualificado e capaz de conseguir colher bons frutos na Libertadores.