postado em 09/01/2009 16:46
Pela segunda vez na temporada, Roger Federer foi eliminado por Andy Murray. Na tarde desta sexta-feira, desta vez na semifinal do Torneio de Doha, o tenista suíço caiu diante do escocês. Assim, o número 4 da lista da ATP amplia ainda mais sua vantagem em confrontos diretos diante do vice-líder do ranking mundial. Em oito partidas disputadas, ele perdeu apenas duas (levando com consideração o torneio-exibição de Abu Dhabi).
Andy Murray garantiu presença na decisão com um triunfo por 2 sets 1, parciais de 6/7, 6/2 e 6/2.
Em um primeiro set marcado pelo forte equilíbrio, o suíço levou a melhor no tie-break. Na segunda parcial, ele desperdiçou três chances de quebrar o saque do adversário e perdeu dois serviços. Para fechar o jogo no último set, o escocês não teve seu saque ameaçado e repetiu as duas quebras.
O torneio disputado no Catar é a segunda exibição de Roger Federer nesta temporada. Ele iniciou sua participação em 2009 no torneio-exibição de Abu Dhabi. Assim como em Doha, o tenista suíço foi eliminado pelo adversário britânico quando brigava por um lugar na decisão da competição conquistada por Murray.
Eliminado na semifinal, Roger Federer desperdiça a oportunidade de se aproximar de Rafael Nadal no topo da lista da ATP. Atual líder do ranking, o tenista espanhol foi surpreendido pelo francês Gael Monfils e caiu nas quartas-de-final do Torneio de Doha após vencer com facilidade seus dois primeiros compromissos.
Em busca do segundo título na temporada, o cabeça-de-chave número três da competição duela com Andy Roddick. Quarto favorito ao título, o tenista dos Estados Unidos superou o francês Gael Monfils na semifinal por 2 sets a 1, com parciais de 7/6, 4/6 e 6/3. A decisão acontece na manhã deste sábado.