Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Técnico Celso Roth esperará esquema 4-4-2 amadurecer no Grêmio

;

O primeiro coletivo gremista em 2009 trouxe uma novidade: o esquema 4-4-2. A intenção de Celso Roth é adotar o sistema no decorrer da temporada. Para isso começa a testá-lo desde já. Nessa forma de jogar cria-se a possibilidade de Souza e Tcheco atuarem como meias.
Porém, Roth não quer arriscar. Nas primeiras rodadas do Gauchão, o time tricolor deverá entrar em campo no consolidado 3-5-2, provavelmente com Souza na ala direita.

"Talvez não. A gente tem pouco tempo. Daqui a oito dias vamos jogar pelo Gauchão. Temos a intenção de trabalhar neste sentido para que a gente veja as peças e tenha uma alternativa. Vamos treinar e ver o que é mais importante", explicou Roth sobre a possibilidade do primeiro jogo oficial do ano seja disputado no 4-4-2.

Outra razão para a troca é a chegada de laterais. Para a esquerda vieram Fábio Santos e Jadilson, para a direita chegou Ruy. As características desses jogadores facilitam a implantação do 4-4-2.

"Com os jogadores que vieram agora contamos com dois laterais, tanto de um lado quanto do outro. Com esses dois jogadores do lado eu tenho mais possibilidades, coisa que eu não tinha no ano passado. Por isso neste momento de reinício trabalhamos assim. Estamos dando essa ênfase ao 4-4-2. Até porque o 3-5-2 é um esquema que já está introspectado", comentou o treinador.

No momento Fábio Santos é o titular na lateral-esquerda. O jogador leva vantagem em relação a Jadilson no preparo físico. Na direita, sem poder ainda contar com Felipe Mattioni, Ruy é o titular de Roth.

No meio-campo dois jogadores, Diogo e Júlio César, brigam pela vaga deixada por Rafael Carioca, que partiu para o futebol russo. Ambos são novos no elenco gremista. Diogo foi contratado no começo do ano junto ao Figueirense. Já Júlio César foi promovido aos profissionais na reapresentação do grupo de jogadores. O treinador não quer utilizar Willian Magrão na função por achar que suas características se encaixam melhor como segundo homem do meio.

Federação Gaúcha altera horário da estreia do Grêmio

A estréia do Grêmio no Gauchão tem novo horário. A Federação Gaúcha de Futebol manteve a partida entre Inter de Santa Maria e Grêmio para a quarta-feira, 21 de janeiro. Porém, o jogo foi antecipado das 22h para às 16h30 (de Brasília). O confronto será disputado no estádio presidente Vargas.