Superesportes

Japoneses preveem "longo e brilhante" futuro no esporte

;

postado em 15/01/2009 12:13
Segundo garante o presidente da equipe da Toyota na Fórmula 1, John Howett, as chances de a montadora seguir o caminho da rival Honda e abandonar seu projeto esportivo estão sepultadas. Apesar de ser, desde que entrou na categoria, em 2002, uma das marcas que mais investe dinheiro, a Toyota ainda não atingiu o retorno esperado ; a melhor temporada que conseguiu foi a de 2005, quando figurou no pódio em cinco corridas e fechou o Mundial de Construtores na quarta posição. Esse fato, somada à saída da Honda da modalidade em função da crise econômica mundial, fez criar boatos de que o time sediado em Colônia poderia deixar de existir. Entretanto, Howett aproveitou esta quinta-feira, data da apresentação do novo carro japonês, o TF109, para projetar que a fábrica terá um ;longo e brilhante; futuro no automobilismo. ;Comercialmente este time tem um futuro muito grande. A chave é a Fórmula 1 continuar oferecendo o valor e o retorno que a Toyota espera, permanecendo no topo dos esportes a motor como um genuíno desafio tecnológico;. De qualquer forma, o presidente do time japonês não nega que o corte de custos promovido recentemente pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) tenha servido como uma garantia a mais para que os chefões da montadora nem pensassem na hipótese de fechar o time. ;Caso o esporte houvesse caído de nível, ou muitos componentes-padrões tivessem passado a ser de uso obrigatório, a Fórmula 1 poderia ter se tornado uma modalidade qualquer. Mas a FOTA (Associação de Times da F-1) atingiu uma significante redução de custos, enquanto conseguiu reter o DNA da categoria. Isso nos beneficiou muito em meio ao atual clima econômico;, explicou Howett, que já adiantara que a Toyota espera conseguir em 2009 sua primeira vitória na elite do automobilismo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação