postado em 17/01/2009 19:10
Buenos Aires (Argentina) - Tetracampeão do Rally dos Sertões, o brasileiro José Hélio terminou na 12ª colocação da classificação geral do Rally Dacar. Depois de chegar no 16º lugar na última etapa, disputada neste sábado entre Córdoba e Buenos Aires, o piloto da Honda garantiu o posto de melhor sul-americano na disputa entre as motos.
;Para mim, o mais importante foi conseguir concluir o maior rally do mundo;, destacou o piloto, emocionado depois de sua chegada a Buenos Aires. A prova foi dominada pelos competidores da Europa. O espanhol superou o francês Cyril Despres, vencedor da prova de 2007, e garantiu o bicampeonato.
José Hélio pretendia disputar o Dacar no ano passado, mas a prova foi adiada em função de ameaças terroristas no continente africano. Ao saber que a disputa seria realizada na América do Sul, o brasileiro não perdeu tempo e dedicou intensamente à preparação. ;Quero disputar novamente e estar melhor do que desta vez;, avisou.
O piloto brasileiro lembrou que o preparo físico é fundamental para uma prova dura como o Rally Dacar e admitiu que sentiu a falta de experiência. ;Muitos não conseguem terminar o Dakar por falta de preparo físico. Eu estava muito bem preparado. Só faltou um pouco de experiência em alguns momentos;, reconheceu.
Na classificação geral, José Hélio fez o tempo de 57h09min30s. O campeão Marc Coma foi 4h54min57s mais rápido que o brasileiro. O piloto brasileiro deve retornar ao Brasil na próxima quarta-feira e seguir direto para Trancoso, no litoral da Bahia, receber pessoalmente os parabéns da mãe.