postado em 17/01/2009 19:28
Curitiba (PR) - Iniciando sua nova fase sem contar com o atacante Keirrison, negociado com o Palmeiras, o Coritiba recebeu o Fluminense para um amistoso no Estádio Couto Pereira, neste sábado, começando sua preparação para a disputa do Estadual. O resultado, a derrota dos paranaenses por 1 a 0, com um gol de Tartá, no final da partida, foi o menos importante para os técnicos, que queriam dar ritmo de jogo a seus elencos.
Depois do pontapé inicial dado pelo time paranaense, os times, com algumas novidades no elenco, mostravam ainda a falta de ritmo de jogo mas, mesmo ainda sem as condições físicas ideais, bastante velocidade. Os cariocas buscavam explorar a agilidade de Leandro Amaral, enquanto o Coxa contra-atacava com bastante toque de bola. Aos seis minutos, Pedro Ken deu o primeiro chute a gol, mas sem perigo.
Mesmo com uma entrada mais forte de Edcarlos em Marcos Aurélio, o clima da partida era totalmente amistosa, inclusive com os times sem finalizar contra o gol adversário. O Flu continuava dependendo de uma jogada de Leandro Amaral, que era bem marcado. Em uma das poucas aberturas na zaga Tricolor, Rodrigo Pontes não alcançou a bola lançada por Vincente aos 20 minutos.
Em um momento individual, aos 30 minutos, Marlos, esperança da torcida coxa-branca para a temporada 2009, fez fila, entrou na área e bateu pela linha de fundo, com perigo. A resposta veio aos 37 minutos, com Leandro Domingues, que recebeu de frente para a meta e isolou a bola. O jogo melhorou no final do primeiro tempo, com os times mostrando melhor entrosamento. Porém, Ivo Wortmman nem esperou o intervalo para fazer três mudanças.
Na segunda etapa, as duas equipes voltaram com mais modificações, ficando totalmente modificadas em relação aos titulares que iniciaram a partida. Aos quatro minutos, depois da tabela com Dinélson, Márcio Gabriel tocou na saída de Fernando Henrique e carimbou a trave. A resposta veio aos nove minutos com Marquinho que, dentro da grande área, bateu forte para grande defesa de Edson Bastos.
Com mais alterações, o treinadores continuavam testando suas armas para a temporada. Em campo, o jogo continuava morno, principalmente com a chegada da chuva no Alto da Glória. Aos 22 minutos, Ariel recebeu na área mas, na hora do chute, Mariano apareceu para salvar e evitar o primeiro gol.
O Fluminense tentou se animar no final da partida e, com uma sequência de três escanteios, tentou pressionar, mas sem sucesso. Aos 32 minutos, Allan arriscou o chute e Edson Bastos tocou pela linha de fundo. Até que aos 37 minutos, Tartá, mostrando oportunismo, apareceu na entrada da grande área, tocando na saída de Edson Bastos, fazendo o único gol do jogo. Agora as equipes entram na semana decisiva de preparação antes das estréias em seus respectivos campeonatos estaduais.