postado em 18/01/2009 09:38
Em reta final de preparação para o Campeonato Carioca, os principais clubes do Rio de Janeiro aproveitam o domingo para lançar seus times a campo. No Flamengo, a nova cara do time começa a ser montada hoje pelo técnico Cuca. Ainda sem poder contar com Zé Roberto e também aguardando a chegada do atacante Mota, o treinador observará seus atletas no jogo-treino contra o Tupi de Juiz de Fora, às 16h, na Granja Comary.
Como não pretende alterar muito a maneira de jogar do time neste início de trabalho, Cuca vai aproveitar a base do ano passado. A equipe titular deve ser escalada com Bruno, Fábio Luciano, Aírton (Willians) e Ronaldo Angelim; Leonardo Moura, Kleberson, Ibson, Marcelinho Paraíba e Juan; Obina e Everton. A ideia é criar alternativas táticas. Ele gosta do sistema 3-5-2, mas já avisou que pretende testar outras formações, sobretudo com uma linha de quatro defensores, para poder escalar mais um jogador no meio-campo. ;Podemos jogar no 3-5-2, e variar para o 4-4-2 ou 4-5-1. Mas isso será feito aos poucos;, explicou o treinador.
Botafogo
Sem o zagueiro Juninho, que está sendo preparado para começar jogando na quarta-feira, contra o Olaria, o Botafogo faz hoje, às 9h, no Caio Martins, sem acesso da torcida, contra o Leme, da Terceira Divisão do futebol carioca, seu primeiro jogo-treino da temporada. Para o técnico Ney Franco, a disputa é o ponto de partida do time titular do alvinegro no Carioca-2009.
Uma das últimas dúvidas está na zaga: o esquema 3-5-2 parece consolidado, mas Ney não sabe se o terceiro zagueiro será o volante Leandro Guerreiro ou Emerson. Se Leandro Guerreiro for o escolhido, sai Emerson. Se Emerson for mantido ao lado de Juninho e Teco, Fahel deve ir para o banco. O time que deverá sair jogando hoje é: Renan, Emerson, Leandro Guerreiro e Teco; Alessandro, Fahel, Léo Silva, Maicosuel e Eduardo; Lucas Silva e Reinaldo.
Vasco
O Vasco, que hoje vestirá o uniforme de jogo pela primeira vez em 2009, se prepara para o Estadual e para a Série B. Por isso, no amistoso contra a Desportiva, às 16h, no Estádio Engenheiro Araripe, em Vitória, o técnico Dorival Júnior ressaltou que o resultado não é o mais importante. ;Não reduzimos a carga de treinos físicos que estava programada por causa do amistoso. O objetivo continua sendo preparar o time;, explicou.
Dorival Júnior espera ver um time mais solto e um pouco mais entrosado do que no jogo-treino contra o Vilavelhense. Na zaga, Fernando terá Titi como companheiro e não Gian, que iniciou o ano treinando como titular. Se Paulo Sérgio segue firme na lateral direita, o lado esquerdo agora pertence a Ramon, que deixou boa impressão nos treinos e ganhou o lugar de Fernando Galhardo. No meio-campo, Dorival vai escalar Amaral, Léo Lima e Jéferson. Fernandinho vem ocupando a outra vaga do setor nos treinos. Mas Dorival Júnior pode optar por escalar Rodrigo Pimpão no ataque, ao lado de Alex Teixeira. Neste caso, Carlos Alberto seria recuado para o meio-campo.
Fluminense
No Fluminense o técnico René Simões admite que alguns jogadores reservas têm treinado muito bem e não terá como deixá-los de fora no decorrer da competição. Entre os que mais se destacaram estão Tartá, Alan e João Paulo. ;Temos alguns reservas que estão muito bem. Fiquei impressionado e isso prova de que o Fluminense terá um elenco forte este ano;, empolga-se o treinador.
Com tanta gente ameaçando as posições dos titulares, Roger sabe que precisa escrever uma história especial no Fluminense para ganhar a condição de titular absoluto. O jogador admite que começa sua trajetória do zero: ;Não me considero um jogador consagrado. Nunca fui artilheiro nem ganhei títulos de expressão. Mas tenho a chance de fazer meu nome.;